UOL


São Paulo, segunda-feira, 17 de março de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

+SAÚDE

Cigarro é mais comum entre jovens que trabalham

Um trabalho realizado por pesquisadores da Universidade Federal de Pelotas (RS) -divulgado na Folha na última semana- mostra que o uso de cigarro entre jovens que trabalham é bem maior do que entre os que não trabalham.
Entre os jovens trabalhadores, o uso de cigarro chega a quase 15%. Entre os que não trabalham é de 4%. Foram avaliados 4.000 jovens entre 6 e 17 anos. O uso do tabaco é mais frequente entre 14 e 17 anos e entre os que não estudam.
Dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca) mostram que milhões de adolescentes fumam no Brasil hoje. Diversas pesquisas mostram também que é mais fácil para o jovem tornar-se dependente da nicotina do que para o adulto. Para quem não sabe, a nicotina é um dos principais componentes do cigarro: é ela que provoca a vontade de fumar.
As causas do fumo entre jovens trabalhadores podem ser muitas: uma tentativa de copiar um comportamento adulto, um jeito de tentar se sentir mais maduro ou ainda uma forma de lidar com a ansiedade gerada pelo trabalho.
Não importa a causa! O fundamental é mostrar a esses jovens que trabalham como é fácil tornar-se dependente do cigarro e quais são os riscos desse hábito para sua saúde. E isso deve ser feito na escola e no trabalho. Oferecer tratamento para quem quer parar de fumar também deveria ser uma iniciativa das empresas.


Texto Anterior: Sexo e saúde - Jairo Bouer: Quando automedicação rima com encanação
Próximo Texto: Científicas
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.