São Paulo, Segunda-feira, 17 de Maio de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

lançamento
Novo Charlie Brown vale o preço

free-lance para a Folha

As lojas esperam para hoje a chegada do novo CD do Charlie Brown Jr., "Preço Curto, Prazo Longo". Este é o segundo trabalho dos cinco garotos de Santos, no litoral paulista, e promete surpreender muita gente.
Ao contrário de "Transpiração Contínua e Prolongada", disco de estréia dos caras, este álbum não flutua entre vários estilos musicais sem fincar âncora em nenhum, o que não é exatamente um defeito.
"Preço Curto" investe pesado no rock and roll: as guitarras estão mais altas, mais rápidas, e as letras, mais nervosas.
Mas a salada sonora, especialidade da banda, não foi abandonada. As 25 faixas do CD fundem com perfeição ska, rock, reggae, hardcore e outras coisinhas mais, como música flamenca (sim, é verdade). Destaque para a faixa "União", que começa com um solo de berimbau e explode em uma fusão de raggamuffin com hip hop.
Outro destaque do trabalho são as participações especiais. Rodolfo (Raimundos) que assina com Chorão, vocalista e compositor do Charlie Brown, a letra de "Bons Aliados" e ainda participa dos vocais desse skacore alucinado.
D Menos Crime, Rajah e a união dos grupos de rap DMC e CH chamada Homens Crânio aparecem em "União". Já o rapper PMC e o DJ Deco Murphy detonam a paulada sonora de "12+1".
E as letras estão rechedas de referências, como uma citação ao ídolo do grupo, Chico Science, em "Puxa Carro" ("Você veio, espalhou tua lama/aumentou minha fama/a batida cercou o lugar").
O líder do Nação Zumbi, morto em um acidente de carro em 97, também inspirou "História Mal Escrita". Chorão encerra a música com o chamado: "Science!".
Vale conferir este que é, até agora, o melhor disco nacional do ano. Como diz a letra de "12+1": "Se pagar para ver, o bicho pega". (RD)


Texto Anterior: Som: Ultraje comemora a maioridade
Próximo Texto: Beatles dos 90 tocam amanhã em SP
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.