São Paulo, segunda-feira, 17 de julho de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Encontre a Rosely na web

Se você quiser conversar comigo a respeito das suas dúvidas sobre sexo, tem onde me encontrar na Internet. Escrevo diariamente no site de orientação sexual para adolescentes, o UOLteen Sexo, cujo endereço é www.uol.com.br/sexoteen. Lá você tem espaço para enviar perguntas, no canal Pronto-Socorro, acompanha um livro eletrônico sobre sexo, no Sexo Cabeça, lê entrevistas com médicos sobre cuidados com o corpo de quem pratica sexo, aprende enquanto se diverte, jogando o caça-palavras e muito mais. Não vai ser por falta de informações que você vai correr riscos na sua vida sexual, certo? Apareça por lá sempre que precisar.

Ninguém é obrigado a transar

Praticar sexo não é obrigação. Você pode permanecer virgem por quanto tempo quiser. Recebo várias cartas e mensagens de pessoas que reclamam da pressão que sofrem dos amigos e amigas pelo fato de, com mais de 18 anos, ainda não terem transado. Como se houvesse data marcada para deixar de ser virgem. Como se transar provasse alguma coisa. Não se deixe enrolar nessa: faça o que você tem de fazer quando quiser, se quiser e como quiser. Claro, tomando todos os cuidados necessários para evitar aborrecimentos depois. E, outro toque muito importante, nunca deposite nas mãos de ninguém as decisões que dizem respeito à sua vida. Se você não quer ou não gosta de determinada coisa na vida sexual, você precisa ser firme e aprender a se respeitar porque quem convive com sua cabeça nos dias seguintes é você.

Aids cresce em 60% em San Fran

O número de casos novos de Aids em São Francisco, nos Estados Unidos, aumentou em 60% em 1999. A taxa de novas infecções pelo HIV, que ficava ao redor de 500 casos por ano, saltou para 800 casos novos em 99. Segundo o Departamento de Saúde Pública da cidade, a principal forma de contaminação foram relações sexuais desprotegidas. Pesquisas nas comunidades gays da cidade relatam que muitas pessoas estão deixando a camisinha de lado. Em 1994, 23% dos homossexuais diziam não usar o preservativo. Em 1999, o número cresceu para 43%.

25% dos sul-africanos estupraram
De acordo com uma pesquisa feita por uma ONG sul-africana em conjunto com a prefeitura de Joanesburgo, 25% dos homens do país admitiram ter estuprado antes de completar 18 anos. Metade dos estupros aconteceram em casa. E 60% das vítimas conheciam quem as estava violentando. A África do Sul tem uma das maiores taxas de estupro do mundo.

Nos EUA, maioria adiaria a transa
Dois terços dos jovens americanos que já tiveram relação sexual acham que deveriam ter esperado mais tempo para transar pela primeira vez. Esse é o resultado da pesquisa Campanha Nacional de Prevenção contra Gravidez entre Adolescentes nos EUA. Mais da metade dos meninos (55%) e a maioria das garotas (72%) se arrependeram da sua primeira transa. Sessenta e quatro por cento dos jovens aconselhariam seus irmãos ou amigos a terminar a escola antes de iniciar a vida sexual.


Texto Anterior: Saúde - Jairo Bouer: Ficar excitado só de olhar uma "gata" é comum na adolescência
Próximo Texto: Nas bancas
Índice

Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.