São Paulo, segunda-feira, 17 de julho de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Cinema

Entre o horror... e a fantasia

A partir de quarta-feira, o CCBB apresenta uma série de filmes premiados em festivais alternativos que apostam no terror psicológico e dispensam monstros hollywoodianos

LETICIA DE CASTRO
DA REPORTAGEM LOCAL

Esqueça os monstros nojentos que apavoraram toda uma geração de aficionados por filmes de terror.
Na mostra "Alta Tensão - Suspense e Terror no Cinema Contemporâneo", que começa quarta, no CCBB (Centro Cultural Banco do Brasil), o que predomina é a sugestão e a sutileza, coisas mais assustadoras do que qualquer horrenda criatura hollywoodiana.
A mostra apresenta dez filmes de terror e suspense produzidos nos últimos oito anos -dos quais quatro nunca foram exibidos no Brasil- em países europeus, asiáticos e nos Estados Unidos, todos premiados em festivais alternativos.
"Muita gente se interessa por filmes de terror, mas não tem acesso à produção alternativa, pois ela não chega ao circuito comercial. Muitos filmes são lançados só em DVD", afirma o curador da mostra Luiz Montes, que pesquisou durante dois anos em sites e revistas especializadas para selecionar os títulos da programação.
Um dos destaques, "Audition", de Takashi Miike, conta a história de um viúvo que, após a insistência do filho, decide se casar de novo. Ele acha sua cara-metade em um teste de atrizes para um filme.
Até aí, tudo bem. Mas a garota é um tanto misteriosa e, conforme os dois se envolvem e se apaixonam, cresce o clima de suspense, e o filme termina cheio de bizarrices.
Dos dez filmes da programação, oito serão exibidos em película e dois em DVD, "Following" e "Wendigo".


Texto Anterior: O Floyd ainda pulsa
Próximo Texto: ... e a fantasia
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.