São Paulo, segunda-feira, 17 de julho de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Você é o que você compra

Sai em DVD "The Corporation", documentário que denuncia mandos e desmandos das grandes corporações mundiais

JOÃO PAPA
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Alguns filmes-denúncia ficaram famosos por terem conscientizado as pessoas sobre algum tema específico, como "Super Size Me", a respeito de fast-food, ou "Mondovino", sobre a indústria do vinho (leia quadro abaixo).
O que torna "The Corporation", que chega às locadoras em DVD duplo nesta quinta, um filme interessante é que ele fala das megacorporações em geral, que influenciam todas as pessoas e países do mundo.
Vencedora de alguns dos mais importantes festivais de cinema do mundo, a fita mostra a falta de escrúpulos por parte de algumas grandes corporações e as sacanagens que elas fazem. Após listar diversas características do comportamento dessas empresas, os diretores Mark Achbar e Jennifer Abbott mostram ao expectador que são exatamente os mesmos "sintomas" utilizados na medicina para se diagnosticar um psicopata.
O filme apresenta diversos dados e falas perturbadoras, como a de uma mulher cuja profissão é fazer campanhas publicitárias para o público infantil. Ela diz: "é antiético manipular crianças? Não sei, mas faço meu trabalho".
Terminando com uma bela entrevista com Michael Moore (diretor de "Tiros em Columbine" e "Farenheit 9/11"), "The Corporation" traz uma moral: não é época de ser passivo, mas de se tornar consciente. E, assim como Moore diz acreditar ser possível, fazer alguma coisa.


Texto Anterior: ... e a fantasia
Próximo Texto: + docs denúncia
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.