São Paulo, segunda-feira, 19 de janeiro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Visões de uma São Paulo escondida

FREE-LANCE PARA A FOLHA

A cidade vai revelar sua face oculta na exposição "Olhar São Paulo", que reúne fotografias feitas por jovens moradores de bairros carentes.
A mostra faz parte de um projeto realizado desde 94 pela ONG ImageMagica que, em 2003, realizou, com cerca de 800 jovens de periferia, oficinas de "pin-hole" (técnica antiga de fotografia que utiliza apenas um recipiente vedado com um pequeno orifício para capturar a imagem).
Usando latas para fotografar, os moradores retrataram a realidade dos bairros onde vivem por meio de temas como direitos humanos, violência, lazer, cultura e saúde.
A imagem de um homem cabisbaixo em frente a um portão entreaberto foi a maneira que a estudante Jaqueline Moraes de Souza, 18, encontrou para expressar a falta de perspectivas na periferia.
"Queria falar daqueles que não sabem o que seguir e ficam vendo o tempo passar. É triste", diz Moraes, que vive em Guaianazes e participou do projeto.
A idéia da ONG é fazer que os moradores da periferia desenvolvam noções de cidadania a partir da fotografia.
"A gente leva aos jovens uma ferramenta para que eles mesmos possam gerar o conhecimento", afirma André François, fundador da ImageMagica.
(MD)


Texto Anterior: Outros olhares
Próximo Texto: Metrô expõe fotos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.