São Paulo, Segunda-feira, 19 de Julho de 1999
Texto Anterior | Índice

SAÚDE
Ansiedade demais pode gerar crises de síndrome do pânico

JAIRO BOUER
especial para a Folha
"Ataques de síndrome do pânico podem levar à morte? Sou muito ansioso e, quando estou em fases críticas, fico com problemas digestivos como arrotos e dificuldade de me alimentar. Não consigo tirar essa história de pânico da cabeça. O que faço?"
resposta A síndrome do pânico é um distúrbio de ansiedade, caracterizado por crises repetidas, em que a pessoa tem a sensação de que vai morrer ou perder o controle sobre seu corpo e sua cabeça. Mas isso é só uma impressão! Ninguém morre por causa da síndrome do pânico.
As crises duram alguns minutos e deixam a pessoa arrasada. Os sintomas mais comuns são taquicardia (coração bate muito rápido), dor no peito, excesso de transpiração, náusea, vômito, garganta seca, falta de ar, tontura e até desmaios.
O pânico pode aparecer em qualquer idade, muitos jovens enfrentam esse problema. Pessoas mais ansiosas podem desenvolver uma crise de pânico. Além disso, o excesso de ansiedade no dia-a-dia pode trazer sintomas desagradáveis como dor de estômago, diarréia, arrotos, dificuldade em comer, formigamentos etc.
Quem é muito ansioso ou tem ataques de pânico deve procurar a ajuda de um psiquiatra, que vai avaliar se há necessidade de algum tipo de medicamento ou se uma orientação especial, combinada a um processo de psicoterapia, pode resolver a maior parte das dificuldades.


Jairo Bouer, 33, é médico. Se você tem dúvidas sobre saúde, escreva para o Folhateen ou mande e-mail para jbouer@uol.com.br.




Texto Anterior: Mountain Bike: Aproveite o fim das férias para se aventurar sobre duas rodas
Índice

Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.