UOL


São Paulo, segunda-feira, 20 de janeiro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PROGRAMAS HISTÓRICOS

Centro velho
A começar pelo marco zero da cidade -a praça da Sé-, visite a Catedral da Sé, recém-reformada. De lá, parta para uma visita ao prédio histórico da Faculdade de Direito São Francisco, que funciona desde 1827, caminhe até o vale do Anhangabaú, cruzando o viaduto do Chá, e visite o imponente Teatro Municipal, inaugurado em 1911. Desça novamente ao vale e dê uma olhada no prédio do Correio Central. Caminhe em direção à estação São Bento e visite o edifício Martinelli (o priomeiro arranha-céus de São Paulo) e o Mosteiro de São Bento, erguido no século 18 e reformado no início do 20. Pegue o metrô e desça na Estação da Luz. Visite a estação de trem, o parque da Luz, a Pinacoteca do Estado e caminhe até o Bom Retiro para experimentar uma autêntica bureka, salgado de massa folhada com recheios variados trazido ao Brasil por imigrantes da Bulgária e, é claro, servido na Casa Búlgada (tel. 0/xx/11222-9849).


Catedral da Sé. Pça. da Sé, s/n; Faculdade de Direito São Francisco. Lgo. São Francisco, 95; Teatro Municipal. Pça. Ramos de Azevero, s/n; Edifício Martinelli. r. Libero Badaró, 504; Mosteiro São Bento. Lgo. São Bento, s/n; Estação da Luz e Pinacoteca do Estado. Pça. da Luz, 1 e 2; Casa Búlgara. Rua Silva Pinto, 356.

Roteiro Modernista
Comece esse passio pelo Masp. Visite o museu e gaste uns bons minutos apreciando seu vão livre. Desça a av. Consolação até a Praça Roosevelt e examine as curvas do edifício Copan, de Oscar Niemeyer. De lá, caminhe até a Biblioteca Mário de Andrade, fundada em 1942 e muito frequentada pela intelectualidade, graças a seu acervo de mais de 350 mil livros. Cruze o vale do Anhangabau e vá ao Edifício Banespa, que tem mirante e museu com obras dos modernistas Di Cavalcanti e Portinari. Depois, caminhe até o Centro Cultural Banco do Brasil, que apresenta a exposição "A Arte Brasileira na Coleção", da segunda maior coleção particular de arte brasileira. Depois de uma visita ao charmoso café do CCBB, tome o metrô na Praça da Sé, desça na estação Clínicas e opte por ir a pé ou de ônibus até a FAAP ou até a pça Charles Muller, que fica em frente ao estádio do Pacaembu. Na faculdade, visite a exposição "Da Antropofagia a Brasília". Para terminar, descanse e almoce (ou jante) em algum dos restaurantes da praça Vilaboim.


Masp. Av. Paulista, 1.578; Copan. Av. Ipiranga, 200; Biblioteca Mário de Andrade. r. da Consolação, 94; Banespa. Rua Boa Vista, 263, CCBB. Rua Álvares Penteado, 112; FAAP. Rua Alagoas, 903

Texto Anterior: Programas verdes
Próximo Texto: Educação: Estudar nas férias é radical
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.