UOL


São Paulo, segunda-feira, 20 de outubro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ARTES MARCIAIS

Sesc resgata filosofia das artes marciais

Kiai!!!

FERNANDA MENA
DA REPORTAGEM LOCAL

A idéia de artes marciais quase sempre remete à imagem de golpes performáticos, de urros, de competições inflamadas e de resultados sangrentos.
Quando passaram a ser encaradas como esporte e foram popularizadas em campeonatos e em academias, muitas dessas lutas foram destituídas de suas bases filosóficas para se tornarem um mero exercício de demonstração de força. Na contramão desse movimento está o evento "Artes Marciais: o Caminho para o Guerreiro Interior", que acontece a partir de amanhã, no Sesc Consolação (r. Dr. Vila Nova, 245, tel. 0/xx/11/3234-3000).
Durante nove dias (até 29/10), o evento reunirá espetáculos, shows, oficinas, demonstrações e palestras que pretendem produzir um panorama de modalidades pouco conhecidas do grande público e resgatar as origens e os desdobramentos de artes marciais que têm como principais berços a China, o Japão e a Índia (veja quadro acima). Todas as atividades são gratuitas, mas algumas pedem inscrição prévia (a programação está no site www.sescsp.com.br).
Na abertura do evento, amanhã, às 20h, haverá demonstrações de kendo (manejo de espadas utilizadas pelos samurais nos campos de batalha), de jodo (técnica japonesa de luta com bastão e espada) e de taiko (percussão milenar japonesa com grandes tambores).
Além das apresentações e oficinas de lutas como o kempo indiano, o tae-kwon-do, o jiu-jitsu, o aikido e o tai chi chuan, "Artes Marciais: o Caminho para o Guerreiro Interior" traz uma cerimônia do chá (dia 22/10, às 20h30), uma palestra sobre a origem das artes marciais (dia 23/10, às 19h30) e oficinas de origami (dias 23/10 e 27/10, às 15h.



Texto Anterior: Fique atento
Próximo Texto: Escuta aqui - Álvaro Pereira Júnior: Espiã da coluna cai na balada com os Osbournes
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.