UOL


São Paulo, segunda-feira, 20 de outubro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

GAME ON

O Brasil quer muito ser Papai Noel para a Sony

ANDRÉ VAISMAN
FREE-LANCE PARA A FOLHA

O Playstation 2, game de última geração da Sony, não foi lançado oficialmente no Brasil. Não tem data marcada nem previsão possível. É vendido em modelo importado com um joystick por cerca de US$ 400. Lá fora, você o encontra por US$ 200 e com dois joysticks.
Na semana passada, a Sony divulgou que o PS2 atingiu a marca de 60 milhões de unidades entregues no planeta. Lembro que o jogo foi lançado em março de 2000 no Japão e em outubro do mesmo ano nos EUA. São só três aninhos.
A venda de games para o PS2 atingiu, até agora, a marca de 400 milhões de unidades. A US$ 50 cada um, dá uma boa grana. São US$ 20 bilhões! Parece muito?
Agora, lembre-se de que ainda há o Playstation 1, da Sony, o Xbox, da Microsoft, e, ainda, toda a linha da Nintendo, que vai do Super-Nes ao GameCube, passando por ao menos três versões de portáteis e por todos os seus jogos, na maioria exclusivos. Parece bastante?
Sabe com quanto o Brasil contribuiu oficialmente para esse número de vendas? Zero. Por aqui, milhões de jogadores continuam presos a antigas tecnologias ou aos PCs. Oficialmente, o Brasil segue de fora. Com o lucro que têm mundo afora, as indústrias de games nem têm moral para acusar a pirataria brasileira como razão para sua ausência no país.
Que entrem de uma vez. Criem emprego e diversão. Coloquem o preço lá embaixo e bom suporte técnico, que, em pouco tempo, a gente ajuda a engordar o Natal deles.


Colaborou Fabio Silva

@ - gameon@folha.com.br


Texto Anterior: 02 Neurônio: Manifesto pela volta da gentileza masculina
Próximo Texto: Estante: O retrato da experiência em que dançar é a melhor pedida para não dançar
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.