UOL


São Paulo, segunda-feira, 20 de outubro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ESTANTE

O retrato da experiência em que dançar é a melhor pedida para não dançar

LUÍS AUGUSTO FISCHER
COLUNISTA DA FOLHA

Existe coisa que arranca nossos pés do chão e nos faz voar. Quando um livro consegue esse milagre, dá vontade de chamar os amigos, ir para a esquina e anunciar a novidade: "Não percam!".
Pois aqui vai uma dessas novidades: o livro "Maré - Vida na Favela", trabalho coletivo que começou com a batalha do coreógrafo Ivaldo Bertazzo, quando ele montou um grupo de dança com adolescentes da Maré, um complexo de favelas da zona norte do Rio. Eles se apresentaram e conseguiram, na dança, encontrar beleza numa vida que é quase sinônimo de feiúra.
Aí entram em cena outros caras: o fotógrafo Pedro Seiblitz, que retratou cenas e pessoas daquele lugar, Paola Berenstein Jacques, arquiteta e urbanista, professora da Universidade Federal da Bahia, interessada em entender a vida na favela para além dos clichês mentais, e, finalmente, Dráuzio Varella, que passou alguns dias na Maré conversando com os dançarinos.
O resultado é um livro comovente, que nos arranca várias viseiras e nos permite entender mais de perto a vida de nossos compatriotas, que vivem mal, mas têm sonhos e desejos e fazem o que é possível para serem felizes. Ninguém continua igual depois de lê-lo.


"Maré Vida na Favela"
Autor: Dráuzio Varella, Ivaldo Bertazzo, Paola Berenstein Jacques e Pedro Seiblitz
Editora: Casa da Palavra
Contato: www.casadapalavra.com.br
Quanto: R$ 30



Texto Anterior: Game On: O Brasil quer muito ser Papai Noel para a Sony
Próximo Texto: Orelha
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.