UOL


São Paulo, segunda-feira, 20 de outubro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Nova cartilha traz os direitos dos estudantes

A escola também é sua

DA REPORTAGEM LOCAL

Nos anos 60, o ensino público era responsável pela boa educação de grande parte da juventude brasileira. De lá para cá, as escolas públicas têm perdido em qualidade de ensino a cada ano até chegarem ao absurdo atual de formarem alunos que mal sabem ler e escrever.
Esse processo de degradação gerou um senso comum de que, já que a escola é de graça, só pode ser ruim mesmo.
Para ajudar pais e estudantes a relembrar que a escola, assim como outros serviços públicos, é mantida com o dinheiro dos impostos pagos pela população e que a educação de qualidade é um direito prescrito na Constituição Federal, na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e no Estatuto da Criança e do Adolescente, o Instituto Protagonistés lançou a cartilha "Direitos do Estudante".
A cartilha é uma espécie de manual que prega a participação de pais, de alunos e da comunidade na melhoria da escola e na exigência do bom ensino, destacando experiências de sucesso em todo o país. O manual também mostra a quem recorrer na hora de enfrentar problemas comuns como a falta de vagas, a deficiência no aprendizado e a necessidade de reforço. Há ainda sugestões de atividades que motivam os estudantes e que promovem a melhor integração entre os alunos e o espaço escolar, incitando a população a participar da escola para melhorar um patrimônio que é de todos.
"Temos 90% das crianças do ensino fundamental matriculadas nas escolas, mas a maior parte delas desconhece seus direitos. A cartilha vai resgatar a cidadania perdida", aposta João Medeiros de Sá Filho, presidente da União dos Dirigentes Municipais de Educação.
Escolas, organizações, associações, pais e alunos podem solicitar um exemplar do "Direitos do Estudante" pelo telefone 0/xx/11/3026-9165 ou pelo e-mail protagonistes@ protagonistes.org.br. (FERNANDA MENA)


Texto Anterior: Orelha
Próximo Texto: Balão: Não vi ainda, mas já gostei
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.