São Paulo, segunda-feira, 21 de junho de 2010

Próximo Texto | Índice

Team castidade

"CREPÚSCULO" SUBVERTE REPUTAÇÃO DE VAMPIROS AO CRIAR SANGUESSUGA VIRGEM

Divulgação
Bella (Kristen Stewart) e Edward (Robert Pattinson), protagonistas da saga "Crepúsculo"

MAYRA DIAS GOMES
DE LOS ANGELES

Na ficção e no folclore, os vampiros conquistaram o mundo. Hoje símbolos sexuais das adolescentes, eles evoluíram muito desde 1819, quando o livro "The Vampyre", de John Polidori, apresentou ao mundo as sanguessugas modernas.
Antes, vampiros eram criaturas horrorosas de instinto animal. Em 1897, com o livro "Drácula", Bram Stoker criou a base para um tema hoje recorrente no universo pop.
Barnabas Collins, do programa de TV "Dark Shadows", dos anos 60 , pode ter sido o primeiro vampiro relutante. Ele procurava uma cura para sua maldição e atraiu o público feminino.
Vinte anos depois, o filme "Garotos Perdidos" atualizou essas criaturas com referências ao punk.
Desde então, o sex-appeal dos vampiros não parou de ser alimentado: Lestat de "Entrevista com o Vampiro", Angel de "Buffy, a Caça-Vampiros" e tantos outros.
O seriado "True Blood", que estreia nova temporada no domingo (27/6), tem levado a combinação de vampiros e sexo ao limite.
No extremo oposto, estão as personagens da saga "Crepúsculo", baseada nos livros de Stephenie Meyer.
Nenhum vampiro causou tanta histeria como Edward, que volta às telas brasileiras no dia 30 com "Eclipse".
Surpreendentemente, o protagonista, interpretado por Robert Pattinson, é também o vampiro mais careta de todos os tempos.
Ele decepciona ao renegar os latentes desejos da adolescente Bella (Kristen Stewart).
A autora, Stephenie Meyer, é uma mãe de família de 33 anos que não bebe, não fuma, nunca viu filmes de terror e é contra o sexo antes do casamento -o vampiro Edward encarna a castidade.
A intenção da autora de transformar a abstinência sexual em algo erótico pode ser reflexo da religião. Ela é mórmon, seguidora da doutrina cristã conservadora, parte da Igreja de Jesus Cristo dos Últimos Dias.
No filme, é Bella quem pressiona Edward para que façam sexo. O vampiro, porém, insiste que eles se casem antes de transar.
Bella precisa escolher entre ele e Jacob Black (Taylor Lautner), um lobisomem.
O Folhateen esteve com Taylor, 18, e Kristen, 20, atores que viraram celebridades mundiais ao estrelar filmes que viraram febre teen.


Próximo Texto: Entrevista: Para Taylor Lautner, beijar Kristen Stewart foi "romântico"
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.