São Paulo, Segunda-feira, 21 de Junho de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ESCUTA AQUI
Há de tudo na correspondência para a coluna

ÁLVARO PEREIRA JÚNIOR
especial para a Folha


Selos, envelopes, páginas impressas, ofensas, declarações de amor... Claro, hoje é dia de responder às cartas dos pacientes leitores de "Escuta Aqui".
Destaque do mês: a correspondência de Viviane Guimarães (Leopoldina, MG), que tem 22 anos, gosta de música "melancólica" e mostra talento com as palavras.
Ela relata o tédio de viver em cidade pequena e não parece exatamente animada.
Deixa disso, Viviane. Alguém que escreve tão bem não tem por que ficar de baixo astral.
A coluna é "corrosiva, porém adorável", na opinião de Maria Cláudia Bonadio, 25. Finalmente alguém entendeu que "Escuta Aqui" está cheia de amor para dar.
Sylvie Piccolotto (Campinas, SP) produz um programa de rádio bacana e diz que conheceu várias bandas pelas dicas do CD Player. Servir bem para servir sempre é nosso lema, Sylvie.
Pagode e sertanejo dominam a pequena Botucatu, interior de São Paulo, onde vive uma leitora de 15 anos que pede para não ter seu nome divulgado.
Revoltada com a cena musical da cidade, ela gosta de Radiohead e Jesus and Mary Chain, que conheceu pela coluna. Beleza.
Graças provavelmente a alguma aberração estatística, os elogios continuam!
Um leitor que se assina "Ian Curtis Cobain" acha legal meu jeito "pouco convencional de cobrir a cena do rock".
Flávio Martins (São Paulo, SP), fã da Kim Gordon do Sonic Youth, exagera e manda logo de cara para mim: "Eu te amo!".
Dei boas risadas com a carta de Verônica Oliveira Santos (São Paulo, SP), 17, que diz morar em uma pensão fétida e lê a coluna apesar de discordar de 80% do que escrevo. Ela se revolta com seus colegas de classe, que não entendem lhufas de música.
O(a?) misterioso(a?) W.Sheers (Santo André, SP) também não se conforma em estudar em uma faculdade dominada por tipos "cabeças ou violões-clorofórmio".
São tantos os elogios de Sheers à coluna que, por humildade, não vou transcrevê-los...
Surpresa: e-mail de uma rapaziada de Manaus (AM), da banda Monstro Lake, que se mexeu e garantiu até a distribuição do CD no exterior (meio mambembe, é verdade, mas rolou). Nem sei se o som dos caras é legal. Não precisa. Só por morar em Manaus e se dizer fãs de Radiohead e Manic Street Preachers, já merecem um voto de confiança.
Mas, quando tudo parecia maravilhosamente bem, a casa de "Escuta Aqui" começa a cair. Sérgio Pinheiro, 30, diz que só escreveu depois de "vencer a repugnância" e acha que 99% do Folhateen é um lixo. Paciência.
Carlos Landini, do Dire Straits Rock Clube, me escreveu há um tempo dizendo que sou "uma bicha enrustida e estou fazendo vestibular para palhaço". Publiquei essas lindas palavras e, mesmo assim, ele escreve para reclamar! Há gente que nunca fica satisfeita.
Bibi Da Pieve escreve com o inglório intuito de defender os Engenheiros do Hawaii. Bom, se até o Slobodan Milosevic tem seus aliados, por que não o Humberto Gessinger?
Para Daniel Gonçalves (São Paulo, SP), 23, sou "um carreirista espertinho, fabricador de polêmicas vazias e disseminador de pseudovalores". Daniel é fã de Chico Buarque, o que explica muita coisa.
Ainda há muitas, mas muitas cartas mesmo, para serem respondidas. Voltaremos a elas em breve. Até lá.


Álvaro Pereira Júnior, 36, é chefe de Redação do "Fantástico" em São Paulo. E-mail: cby2k@uol.com.br


Texto Anterior: Lançamentos
Próximo Texto: Cd player
Índice

Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.