São Paulo, Segunda-feira, 21 de Junho de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

METENDO A BOCA
Governador lê o Folhateen e manda apurar denúncia enviada por leitor

BELL KRANZ
Editora do Folhateen

Do Folhateen para o "Diário Oficial do Estado". A primeira página do jornal que publica diariamente os atos do governo, na quarta-feira passada, trouxe uma determinação do governador Mário Covas para a Secretaria da Segurança Pública. E qual o tema em questão? A denúncia do "Metendo a Boca" (espaço dos leitores para queixas contra a má prestação de serviços públicos ou privados) publicada na semana passada.
Mário Covas leu a denúncia de abuso de autoridade da Polícia Militar feita pelo estudante da Fatec Alexandre Matushima, 23, e determinou ao secretário da Segurança a apuração dos fatos e o resultado da mesma em 72 horas (confira ao lado a reprodução do texto).
Na carta, Alexandre Matushima se dizia indignado com o tratamento dado a ele por um policial na entrada do estacionamento que fica em frente à faculdade onde estuda. Afirmou que foi "sem motivo, desrespeitado, humilhado e tratado como um marginal de alto grau de periculosidade".
Procurada pela reportagem, a Polícia Militar negou que tenha havido abuso de autoridade.
O comunicado do "Diário Oficial" inclui ainda a determinação de que, se a denúncia tiver fundamento, o policial militar seja afastado e encaminhado à reciclagem. Hoje a apuração já deve estar concluída, segundo o secretário-adjunto de comunicação do governo, Paulo Rocha. E, na edição que vem, o Folhateen trará os desdobramentos do caso.
A Secretaria da Segurança Pública do Estado informa que existe um órgão público criado para receber sugestões e denúncias sobre a atividade policial, encaminhá-las aos órgãos responsáveis e cobrar a apuração e as devidas providências. Trata-se da Ouvidoria da Polícia, órgão independente da polícia e da própria secretaria.
O serviço funciona das 9h às 12h, na av. Higienópolis, 758, e atende pelo tel. 0800-177070, das 9h ás 17h, nos dias úteis.
No próximo "Metendo a Boca", alunas da Metodista protestam contra o aumento de 7% nas mensalidades. O governo autorizou os estabelecimentos de ensino a aumentar a mensalidade para cobrir o buraco no orçamento com o fim da filantropia. Como os alunos podem se defender?

Cartas para o "Metendo a Boca" devem ser enviadas para al. Barão de Limeira, 425, 4º andar, CEP 01202-900, SP, ou folhateen@uol.com.br. Mande nome, endereço, telefone e idade.



Texto Anterior: Cd player
Próximo Texto: Eles tecem o futuro: "A gente não é nada, mas pode mudar o mundo"
Índice

Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.