São Paulo, segunda-feira, 21 de novembro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

DVD

Tudo começa bem, mas logo termina mal, com os personagens lindinhos de Happy Tree Friends, um dos desenhos mais violentos da história

Fofinhos e sanguinários

DA REPORTAGEM LOCAL

Com exceção de Lumpy, o alce vesgo, todos os personagens lindinhos de "Happy Tree Friends" têm o nariz em formato de coração. Em suas aventuras de pouquíssimos minutos, tudo começa inocentemente bem... mas termina catastroficamente mal: corpos queimados, membros mutilados, acidentes chocantes e toda e qualquer desventura que faça jorrar a maior quantidade de sangue possível acontece com essas criaturinhas.
Encomendados para serem uma campanha contra a violência nos desenhos animados, os bichinhos fofinhos que se envolvem em acidentes violentos foram recusados pelo cliente, mas a produtora contratada resolveu tocar o projeto por conta própria. Resultado: virou hit na internet (com mais de 1 milhão de visitas em três meses), é exibido pela MTV e chega agora ao DVD "Happy Tree Friends - First Blood, vol. 1".
Foram compilados aqui 14 desenhos curtos (hoje já existem mais de 30) que provocam as mais estranhas reações: de nojo, aflição e vontade de fechar os olhos a muitas risadas e momentos de pura ternura. São sensações muito opostas ao mesmo tempo e é nesse choque que está a graça.
Vemos os coelhinhos se espatifarem contra árvores, o tamanduazinho Sniffles ser incendiado por formiguinhas que gritam desesperadamente, o super-herói Splendid fazer um bebê perder a cabeça (literalmente) e até o ursinho do Exército Plippy ter uma alucinação de guerra e assassinar todos os coleguinhas na brincadeira de esconde-esconde. Como dá para perceber, criatividade é o que não falta à equipe de criação do desenho.
Nos créditos finais de cada episódio, há sempre uma mensagem ultrapositiva, como "adote um bichinho" ou "coma o seu jantar". Seria ironia ou peso na consciência? De qualquer jeito, é muito engraçado.
Mas, se você já viu todos esses episódios, ou na internet ou espalhados pela programação da MTV, o DVD ainda conta com uns extras sensacionais: cenas de mortes temáticas dos personagens -as chamadas "Smoochies"-, comentários dos criadores, galerias com os nomes de todos os personagens, um episódio inédito e o que deu origem à série.
Portanto não se deixe enganar pelo coraçãozinho no meio da cara dos bichinhos. Lembre-se que ele é da cor do sangue. Mas a diversão é certa. Só não se esqueça de tirar seu irmãozinho da sala. (LEANDRO FORTINO)

Texto Anterior: Passageiros de primeira viagem
Próximo Texto: Tudo de bom: Na garagem do Nirvana
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.