São Paulo, segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SEXO & SAÚDE

Jairo Bouer - jbouer@uol.com.br

Calma que ela chega

Você sabe que um dia ela vai chegar, mas não aguenta a ansiedade da espera. As amigas já tiveram as suas e você ainda nada. É assim mesmo!
A menarca (primeira menstruação) não segue o mesmo calendário para todas as garotas. Aliás, cada uma vai ter uma agenda muito pessoal nesse momento.
Há pesquisas que mostram que filhas e netas de mulheres que tiveram o início de suas menstruações mais cedo também vão ter essa experiência de maneira mais precoce. Outros trabalhos indicam que a menarca tem chegado antes na atual geração das garotas.
Causas? Ninguém afirma com certeza, mas há algumas hipóteses. O nível nutricional da população brasileira melhorou. Com isso, mais garotas alcançam um crescimento físico mais precoce (inclusive atingindo mais cedo as taxas de gordura corporal de mulheres), o que poderia ser um gatilho para a menarca antecipada.
Outra hipótese diz que as garotas de hoje recebem mais cedo uma série de estímulos ligados à vida adulta, inclusive em relação a questões sexuais, o que poderia alterar circuitos cerebrais que interferem na liberação mais precoce dos hormônios femininos responsáveis pelo desenvolvimento sexual e pela menstruação.
Esperar pela menarca quando ela chega mais cedo para as outras parece pior ainda, não é? Mas pode apostar que existem algumas vantagens. Quer ver? Você não tem que ficar se preocupando com proteção, absorventes, TPM e irregularidade menstrual, só para começar.
Depois disso, há a história do crescimento. Após a primeira menstruação, os hormônios sexuais femininos começam a fechar as cartilagens de crescimento dos ossos longos do corpo. Ou seja, depois de menstruar, a garota começa a crescer mais lentamente.
Para terminar, cuidado com a história de garotas que fazem sexo sem usar métodos anticoncepcionais porque ainda não menstruaram e acham que estão seguras. Primeiro, quem ainda não entrou na menarca não deveria fazer sexo -já que o corpo não está maduro.
Depois, quando a garota tem sua menarca, ela pode ter ovulado cerca de duas semanas antes disso, ou seja, em teoria, haveria um risco de gravidez.
Para saber mais sobre tudo isso, fale com seu médico. A consulta pode rolar antes mesmo da menarca, certo?

Texto Anterior: Na Estrada - Mayra Dias Gomes: A menstruação segundo Walt Disney
Próximo Texto: Música: Moda verão
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.