São Paulo, segunda-feira, 22 de janeiro de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

02 neurônio

O TELEFONE CELULAR É UM AGENTE INIMIGO!

(BOICOTE-O! NÓS PELO MENOS VAMOS TENTAR!)

JÔ HALLACK
NINA LEMOS
RAQ AFSONSO

COLUNISTAS DA FOLHA

Toda mulher nutre um amor verdadeiro pelo telefone. Nós também: adoramos conversar, receber telefonemas de rapazes e ligar, ligar, ligar (inclusive, estamos nos oferecendo para ser garotas-propagandas das companhias desse ramo e ganhar cachês milionários!). Só que o avanço tecnológico anda nos oprimindo. Hoje em dia temos telefones, celulares, faxes modernos, e-mails, WAP, temos tudo. E nos sentimos observadas. Não temos mais momentos de folga, pois parece que somos perseguidas pelos membros da raça humana (ou será que eles não são humanos? Socorro!). Paranóia? Existe aquele ditado que diz que "paranóico é aquele que tem consciência da perseguição da qual é vítima!".
Alguns sintomas da perseguição: lá está você num lugar distante de tudo e alguém liga, mesmo que seja um alguém cheio de boas intenções. E manda a clássica "onde você tá?" (não estamos recriminando, pois nós também fazemos isso!). Ora, isso não é da conta da pessoa. Mas você tem que liberar a informação, senão vão pensar que você está num lugar estranho, fazendo algo ilegal que engorda. Tem o lado positivo, claro. Se você está na fila do banco, o telefonema pode até ser bom. O infeliz que ligou vai ter que aguentar suas reclamações, vai ter que ouvir que você desconfia que aquela mulher na fila dos idosos e grávidas está com uma barriga postiça etc. Mas, se você está numa praia querendo relaxar, ou mesmo numa padaria tomando um café só seu, é irritante ser obrigada a dar satisfações da sua vida dessa maneira instantânea. E você pode também estar fazendo uma coisa escondida, tipo vendo "102 Dálmatas" sozinha e chorando. E pode não querer contar isso para ninguém.
Você pode dizer: ah, é só deixar em casa o aparelho. Não é bem assim! Claro que você pode desligar o celular, mas vai ter que aturar as alfinetadas dos perseguidores. Quando conseguirem entrar em contato, vão dizer "onde você estava que o seu celular estava na caixa postal?". E vão lhe acusar, subliminarmente, de antipatia. E não vão descansar enquanto você não disser onde estava. Isso vale para tudo: mãe, marido, mulher, tia-avó, amigos, inimigos, animais de estimação.
Ou seja, o celular vira um verdadeiro agente inimigo, infiltrado na sua vida e na sua casinha de sapê! Cena muito comum hoje em dia é a pessoa olhar com verdadeiro pânico para o número que pisca no bina, com medo de quem possa ser. E, se o telefone for desconhecido, põe-se a perguntar freneticamente para quem está em volta. "398 é prefixo de onde?". E os amigos chutam nomes de bairros: Barra da Tijuca, Pina de Copacabana, São Joaquim, Cafundó do Judas.... Ou, senão, esperam a pessoa deixar o recado na caixa postal. Pode ser o inimigo! Será que todo mundo é assim ou só a gente que é louca?
Outro hábito frequente da parcela paranóica da população é filtrar mensagens em casa. Esse truque é básico, basta ficar ao lado do telefone e decidir se vai atender ou não. E, mesmo que o "filtrado" desconfie que você está em casa, ele nunca poderá provar. Quando a pessoa do outro lado não deixa recado, nós temos certeza da perseguição. Claro, porque alguém que não tem rabo preso deixaria um recado normalmente....
Por isso, estamos propondo um boicote sadio ao nosso amado telefone. Experimente se desligar de tudo isso por um fim-de-semana. Ninguém poderá lhe achar. Você será inteiramente dona do seu destino -não estamos sendo épicas, às vezes você nem pode ir ao filme que quer porque alguém vai ligar e tentar lhe convencer de fazer outra coisa. E mais: você não vai saber de nenhum problema. Então, se você não sabe que ele existe, é como se ele não existisse. Tá certo, ninguém vai lhe chamar para sair. Mas é o preço a pagar por um dia de paz. Esqueça o celular na casa da sua avó e demore uma semana para pegar. Faça essa coisa proibida, faça essa loucurinha!

MOMENTOS DE HISTERIA
"O diabo inventou o bina, e Deus inventou a secretária eletrônica"


VISITE O NOSSO SITE:
www.uol.com.br/02neuronio
e-mail: 02neuronio@uol.com.br


Texto Anterior: Rápidas
Próximo Texto: As perguntas mais estúpidas que ouvimos no celular
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.