São Paulo, segunda-feira, 23 de fevereiro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

sexo e saúde

Sexo inseguro provoca dor de cabeça

"Tive uma relação sexual perigosa há algum tempo e não me preocupei. Hoje estou com manchinhas na testa, que escondo com maquiagem. Um dos sinais físicos da Aids é o sarcoma, não é? Estou com medo porque sou muito conhecido na cidade."

JAIRO BOUER
COLUNISTA DA FOLHA

Em primeiro lugar, aproveitando a dúvida do nosso leitor, é importante lembrar que toda relação sexual desprotegida traz, no mínimo, dor de cabeça e preocupação. Por mais que não haja nenhum sinal de gravidez indesejada nem de DST nem de Aids, a pessoa sempre fica com uma pulga atrás da orelha.
Toda vez que a dúvida aparece, vale a pena procurar a ajuda de um médico para avaliar a situação. Os especialistas em Aids recomendam que, em caso de suspeita, as pessoas façam o teste. Depois disso (independentemente do resultado) as pessoas passam, em geral, a se preocupar mais com sua saúde.
Você acha que pode estar com Aids porque teve uma relação de risco e hoje está com pequenas manchas na testa. Precisamos lembrar que, embora o risco sempre exista, nem toda relação sexual desprotegida corresponde obrigatoriamente a uma infecção pelo vírus HIV (causador da Aids) ou por alguma outra DST. Mas é lógico que, quanto mais você se protege, menor a possibilidade de contaminação.
Outro ponto a ser lembrado é que nem toda mancha vermelha que aparece na testa é um sarcoma. Dezenas de outras causas, muito mais comuns, podem produzir pequenas manchas na pele. O sarcoma de Kaposi é um tumor de vasos sangüíneos que aparece, em geral, em pessoas que estão com seu sistema de defesa comprometido. Ele produz manchas e placas de cor avermelhada ou arroxeada na pele e nas mucosas (dentro da boca).
A maioria das pessoas contaminadas pelo HIV não manifesta Kaposi. Hoje, cerca de 6% das pessoas com Aids têm sarcoma. Entre homossexuais e bissexuais, esse número é um pouco mais elevado. É provável que um agente da família do herpes (vírus HHV-8) esteja relacionado com o surgimento da lesão.
Para ter certeza do que são essas manchas e para pedir um teste, é altamente recomendado que você procure um dermatologista ou um infectologista. Se você tem medo de procurar um médico em sua cidade, que tal buscar ajuda em algum outro local? De qualquer forma, o sigilo médico é uma proteção ao paciente e garante que as informações trocadas com o profissional não vão sair do consultório. Certo?


Jairo Bouer, 37, é médico. Se você tem dúvidas sobre saúde, escreva para o Folhateen ou para jbouer@uol.com.br


Texto Anterior: Limite de alunos é vetado em SP
Próximo Texto: +Saúde: Atenção durante o Carnaval pode prevenir acidentes
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.