São Paulo, segunda-feira, 23 de fevereiro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

estante

O pensamento científico lá no começo de tudo

LUÍS AUGUSTO FISCHER
COLUNISTA DA FOLHA

Negócio bom de fazer é mergulhar no passado da experiência humana. Ir atrás do ponto em que as coisas começam, se desenham, passam a fazer sentido. Descobrir como é que, sem os recursos de nosso tempo, os antigos tentavam deslindar os mistérios da vida.
Você talvez já tenha ouvido falar nos pensadores pré-socráticos. Sim? Eles receberam essa designação porque, como a expressão insinua, apareceram antes de Sócrates, o primeiro grande pensador grego, mestre de Platão, a partir de quem a história do pensamento ocidental se desenvolve. Antes dele, alguns sujeitos tentaram sair do âmbito da visão mágica em direção ao pensamento científico, que procura explicar fenômenos usando evidências.
Eles se chamam Tales, Anaximandro, Heráclito, Pitágoras, Zenão, Demócrito. Cada um deles tentou avançar no debate racional, num esforço que os historiadores qualificam como o de passar do "mythos" ao "logos", do mito à razão. Eles viveram entre o século 6º a.C. e o século 4º a.C., na Grécia. Suas idéias deram origem à ciência, e essa história está contada num belo livro, "Pré-Socráticos - A Invenção da Razão", de leitura agradável e instrutiva.


Pré-Socráticos - A Invenção da Razão
Autora: Auterives Maciel Júnior
Editora: Odysseus (tel. 0/ xx/11/3816-0835)
Quanto: R$ 22



Texto Anterior: Folhateen indica: MEC propõe "estatizar" vagas em universidades particulares
Próximo Texto: Orelha
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.