São Paulo, segunda, 23 de fevereiro de 1998

Texto Anterior | Índice

A entrada na vida sexual não muda o corpo das meninas

JAIRO BOUER
especial para a Folha

"Tenho 16 anos e gostaria de saber se é verdade que, quando as mulheres iniciam sua vida sexual, o tamanho do quadril aumenta. Por quê?"

resposta Isso não é verdade. Sexo não modifica fisicamente o corpo da garota. Tamanho de mamas, forma dos quadris, grossura das coxas, nada disso tem a ver com a prática sexual.
O que acontece é que existe, muitas vezes, uma coincidência de tempo entre o início da vida sexual e as modificações corporais produzidas pela puberdade (fase de alterações geradas pelos hormônios sexuais).
Uma pesquisa feita por uma fundação do Rio de Janeiro (a Fiocruz) e divulgada na última semana mostra que a idade média de início de vida sexual das garotas é hoje de 12 anos e oito meses. Bate mesmo com a idade da puberdade para a maioria das meninas.
Nessa fase, no caso das garotas, o corpo acaba ganhando formas mais femininas e arredondadas -o que implica mudanças na forma do bumbum, das coxas e das mamas. Um dos processos que ocorre é o depósito de gordura nessas partes do corpo. Agora, entenda um detalhe. Essas modificações todas aconteceriam com ou sem o início da vida sexual. É um processo natural.
Outra fase em que o corpo da mulher se modifica intensamente é a da gravidez. Aí, de novo, o corpo se adapta a uma nova situação em função de mudanças hormonais.


JAIRO BOUER, 32, é médico. Se você tem dúvidas sobre saúde, escreva para o Folhateen ou mande e-mail para: jbouer@uol.com.br.



Texto Anterior | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.