São Paulo, segunda-feira, 23 de março de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Distúrbios podem ser causadores da letra feia

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

"Garranchos" no papel e dificuldade para escrever manualmente podem ser indicadores de distúrbios.
Os sinais de alerta são letras muito grandes ou pequenas; traços fortes ou fracos demais; incapacidade de seguir a linha reta ou de chegar sempre ao fim da linha.
A letra feia pode estar ligada à disgrafia, inabilidade para a escrita cursiva.
"É a letra ruim, causada por déficit motor, alteração articular na mão ou, em casos mais graves, alteração do sistema nervoso", explica o neurologista infantil Luiz Celso Vilanova, da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo). "O problema não é agravado pelo computador. Ele ajuda quem sofre para escrever."
Já a dislexia é a dificuldade de aprender a ler, soletrar e escrever; nem todos os disléxicos são disgráficos, mas a maioria é. Artistas como Van Gogh e Michelangelo eram tidos como disléxicos.
A dispraxia é uma disfunção neurológica que impede o indivíduo de fazer movimentos repetidos -Daniel Radcliffe, o Harry Potter do cinema, é um dos que a tem.
Canhotos forçados a serem destros também costumam penar para escrever.
"Eu emprestava meus cadernos para as minhas amigas e elas não entendiam nada do que eu tinha escrito. Nem eu entendia, não conseguia estudar porque não dava para ler a minha letra", conta Verônica Charatz, 11, que sofre de disgrafia.
Na matemática, mais sufoco: "Eu não fechava o 0, parecia um 6. Não cortava o sinal de "+", parecia um "-". As contas davam errado".
Depois de aulas de caligrafia e revisão de textos na escola, ela conseguiu fazer letras e sinais legíveis.
"Me esforço muito. Quando tenho que entregar um trabalho à mão, faço o rascunho do rascunho para sair bom. No computador é mais fácil, mas nem sempre eu quero escrever assim. Preciso mandar uma carta para minha melhor amiga, que está morando nos EUA. Não quero mandar e-mail." (DY)


Texto Anterior: Vestibular ainda exige manuscritos
Próximo Texto: Saúde: Dar e receber
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.