UOL


São Paulo, segunda-feira, 23 de junho de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FOLHATEEN EXPLICA

Viagem a Marte é o assunto do primeiro blog feito no espaço

Nasa usa robôs para abastecer estudantes com dados da missão

DA REDAÇÃO

Não contentes em dominar o espaço virtual, os blogueiros se lançaram à conquista do espaço sideral. Desde o último dia 10, um blog está sendo alimentado com informações enviadas de um robô tripulante de um MER (sigla para Mars Exploration Rover -jipe explorador de Marte), a caminho do planeta vermelho.
Na quarta, 25/6, se tudo der certo, outra nave será lançada e levará mais um robô, que também terá seu próprio blog.
Os robôs (ou "astrobôs", como estão sendo chamados) foram acoplados cada um a um DVD colocado na parte externa das naves e ambos estão preparados para transmitir dados do espaço.
O objetivo do blog é oferecer informações para crianças e jovens que se interessem por conhecer de dentro a missão de exploração marciana e foi selecionado pela Nasa (agência espacial norte-americana) como base para um projeto educacional sobre a missão interplanetária.
Os astrobôs -cujos nomes são Biff Starling e Sandy Moondust- têm a mesma imagem dos célebres bonecos Lego, e o blog com suas aventuras, em inglês, pode ser acessado no site http://redrovergoestomars.org/astrobots.

Missão
A chegada do primeiro MER está prevista para 4 de janeiro de 2004, e, a do segundo, para o dia 25 do mesmo mês. Se tudo der certo no desembarque, a expectativa é que estejam em atividade até abril.
A principal tarefa dos jipes é caracterizar a composição do solo marciano, dando ênfase à análise de sinais de água. Eles deverão acabar de vez com a discussão sobre o que escavou os canais na superfície -se água ou dióxido de carbono líquido.
Os jipes exploradores podem ver imagens mais nítidas, explorar mais longe e examinar pedras melhor do que qualquer outro robô que a Nasa já utilizou em suas missões ao planeta vermelho.
"A instrumentação de bordo desses robôs, combinada com a sua grande mobilidade, oferecerá um ponto de vista de Marte, incluindo o interior de rochas, totalmente novo", diz Ed Weiler, da Nasa.
Cada robô está equipado com uma série de instrumentos que serão usados para ler registros geológicos, para investigar qual a função da água no planeta e para determinar se houve condições compatíveis com a vida.
Eles podem percorrer cerca de 100 metros por dia e examinar os locais em busca de pistas sobre o que aconteceu em Marte.
Para isso, cada um tem um braço com ferramentas na ponta, capazes de alcançar uma rocha, fotografá-la em close, analisar a composição do material e, como um martelo, quebrar a rocha e examinar seu interior.

Texto Anterior: 02 neurônio: Por uma distribuição justa de...AUTO-ESTIMA!
Próximo Texto: Estante: Uma história banal que espelha a banalidade de nossas próprias vidas
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.