São Paulo, segunda-feira, 24 de janeiro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FÉRIAS

Adorar a estação mais quente do ano é tão fácil quanto detestá-la; o Folhateen foi descobrir por quê

Eu odeio o verão

DA REPORTAGEM LOCAL

Sol forte, calor incessante, mosquitos importunando o sono, areia da praia grudada no suor que não pára de pingar... credo! Dá para acreditar que exista gente que encare o verão a partir dessa perspectiva tão negativa?
Pois é, para alguns adolescentes, o período mais longo de férias coincide com a estação que eles mais odeiam no ano.
"Sempre fui antiverão", diz a estudante Camila Chevis, 14. "É muito quente, e só consigo usar regatas e shorts. Mesmo assim, fico suando, me sentindo nojenta. Gosto de usar calça jeans e camiseta com mangas."
A moda verão parece incomodar também Julieta Bacchin, 17. "As pessoas se vestem mal, com cores como o rosa e o laranja. É tudo muito brega", diz ela, que mora no bairro de Pinheiros, em São Paulo, alvo de pernilongos que, durante à noite, não a deixam dormir em paz.
Ela presta vestibular neste ano, mas as provas para entrar na faculdade de letras da USP não foram os motivos que a fizeram ficar em São Paulo em janeiro. "Não gosto de ir à praia, porque faz muito calor e a areia gruda no suor do corpo."
O calor do qual Julieta tanto reclama vai fazer com que ela perca um vizinho e amigo que também odeia a praia. Felipe Salem, 19, se muda no mês que vem para Curitiba, onde fará faculdade de cinema. "Não foi decisivo, mas o fato de Curitiba ser mais fresca, com muito vento, pesou na minha escolha de estudar lá."
Felipe conta que odeia o verão desde que era criança e que tem dormido com o ventilador no rosto todas as noites. "Mesmo assim, é horrível dormir. Agora está muito calor. Acabo saindo mais à noite e ficando em casa durante o dia ou indo ao cinema, onde há ar-condicionado."
Para fugir do calor, o estudante André S. Avrichir, 14, já assistiu a "Os Incríveis", a "De-Lovely - Vida e Amores de Cole Porter" e até ao japonês "Zatoichi". "Tenho de trocar de roupa umas três vezes por dia. É muito incômodo ficar todo suado", diz.
Ele tem preferido programas noturnos e, muitas vezes, passa o tempo ensolarado dentro de casa, em frente ao computador. "O micro agüenta você por uns dias enquanto os amigos estão viajando. É uma época meio solitária."
Às vezes, o verão só é problema por causa do lugar onde você está. Na cidade de São Paulo, o estudante André Mortara, 14, odeia o verão, mas adora a estação quando está na praia com os amigos.
"A cidade está vazia e poucos amigos ficam por aqui. Não há muito o que fazer em São Paulo no calor. Além disso, parece muito mais quente do que na praia. Por não conseguir dormir bem, já acordo completamente sem disposição."
Ele ainda lembra que as férias e o tempo livre para curtir a praia acabam, mas o verão continua por mais uns meses num país tropical como o Brasil.
"O pior é na escola, pois o ventilador não pode ficar ligado durante a aula para não atrapalhar o professor. Parece um avião bimotor da Segunda Guerra Mundial", afirma André.
(LEANDRO FORTINO)

Texto Anterior: Cinema: Vôo raso
Próximo Texto: Moda: Entre o ursinho e a passarela
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.