UOL


São Paulo, segunda-feira, 24 de fevereiro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

QUADRINHOS

2003 terá ainda o retorno de X-Men e a estréia de Hulk no cinema

Demolidor abre invasão nas telas

SANDRO MACEDO
FREE-LANCE PARA A FOLHA

Nem só de Oscar vive o cinema neste começo de ano. A temporada será dominada pelos filmes baseados em heróis de quadrinhos. A invasão já começou nos EUA, com a estréia de "Demolidor -O Homem sem Medo", cuja estréia brasileira está prometida para 14 de março.
"Demolidor" é o primeiro de três filmes baseados em gibis a ser lançado neste ano. O "boom" foi provocado pelos sucessos recentes de "X-Men" (2000), considerado por muitos fãs a melhor adaptação de uma história em quadrinhos para a telona, e de "Homem-Aranha", que teve a maior bilheteria de 2002 e a quinta maior de todos os tempos.
Adaptar uma obra -seja uma peça de teatro, seja um livro famoso- já é uma situação delicada, mas, quando se trata de gibis, é como mexer em vespeiro. Em 1989, os admiradores de "Batman" não deixavam o diretor Tim Burton em paz, principalmente por sua insistência em escalar o amigo e colaborador Michael Keaton para interpretar o herói.
Agora, com "Demolidor", os leitores ferozes torceram o nariz para a escalação de Ben Affleck para o papel principal, o do advogado Matt Murdock, que fica cego após um acidente e transforma-se num vingador. Acharam que ele tinha pouca habilidade atlética.
Próximas atrações
No começo de maio será a vez de "X-Men 2" chegar às telas, repetindo o mesmo elenco do original e com lançamento simultâneo em vários países (incluindo o Brasil). Com a vitória do Oscar de melhor atriz no ano passado, dizem que a personagem de Halle Berry (Tempestade) obteve mais espaço na trama.
Julho é a vez de "The Hulk", um dos mais aguardados do ano. A Industrial Light & Magic, responsável pelos efeitos e pela movimentação do personagem-título, ainda está dando os arremates finais num intenso trabalho de pós-produção.
Enquanto isso, fãs se manifestam em todos os cantos do mundo e invadem chats para trocar impressões. Alguns acham que a imagem do Hulk ficou muito falsa, dando a impressão de ser um homem com uma roupa de borracha. Outros gostaram da caracterização, mas reclamaram dos movimentos, considerados leves para um monstro com tamanha massa muscular.
Se esses filmes vingarem nas bilheterias, não faltarão projetos para 2004. Além de uma continuação certa para "Homem-Aranha" (acabaram de divulgar Alfred Molina como o vilão Dr. Octopus), são cogitadas adaptações para "Quarteto Fantástico", "Namor", "Homem-Coisa" e "Homem de Ferro", entre outros. É a Marvelmania.

Texto Anterior: Fique atento
Próximo Texto: Escuta aqui: Álvaro Pereira Júnior: Banda "cult" fica próxima e deixa de ser "cult"
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.