UOL


São Paulo, segunda-feira, 24 de novembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ESTANTE

Kafka apresenta o clima de desamparo e angústia perante a Justiça

LUÍS AUGUSTO FISCHER
COLUNISTA DA FOLHA

Você viu a pesquisa publicada na semana passada sobre a confiança que as instituições despertam no brasileiro? A pesquisa recente constatou que mais ou menos 40% da população brasileira não confia no Judiciário. Quer dizer: a instituição encarregada de fazer valer as leis, que deveria ser confiável como um avô, está em baixa.
Sei lá qual era a experiência dos entrevistados com a Justiça. A minha é pequena e, lamentavelmente, meio ruim. Um ano atrás, fui assaltado e, meses depois, quando houve o encontro com uma juíza, ela ficou irritada porque eu não lembrava direito se o cara tinha metido a arma na minha cara às 23h ou às 23h15. Não estou exagerando. Quase achei que o errado era eu, e não o sujeito que me levou o carro, o celular e a tranquilidade.
Daí me lembrei de um dos autores que captou sombria e agudamente o papel da Justiça no mundo moderno: Franz Kafka (1883-1924). Ele teve o tino de botar no papel a sensação de opressão que, por vezes, a Justiça causa ao cidadão. Em "O Processo", ele nos apresenta esse clima de desamparo e angústia diante da lei. Leitura para entender o mundo das leis e, se der, mudá-lo.


"O Processo"
Autor: Franz Kafka
Editora: Cia das Letras
Contato: 0/xx/11/3707-3500
Quanto: R$ 29,50



Texto Anterior: Folhateen explica: Adolescentes brasileiros estão cada vez mais gordinhos
Próximo Texto: Orelha
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.