São Paulo, segunda-feira, 25 de abril de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TV

A divertida série de animação "Uma Família da Pesada" faz frente ao célebre "Os Simpsons", mas não chega a superá-lo

Outra família americana

HANA TARAGONA
ESPECIAL PARA A FOLHA

Seriados de animação que estereotipam e criticam as famílias americanas já estão mais do que manjados, mas é impossível dizer que eles não façam sucesso ou que não sejam engraçados.
"Uma Família da Pesada" é uma dessas séries. Tem muitos pontos em comum com a famosa "Os Simpsons", mas consegue se diferenciar por alguns pequenos detalhes.
O mais fácil de perceber talvez seja a dinâmica dos dois programas, mesmo que ambos possuam tempo igual de duração. Enquanto "Os Simpsons" preocupa-se muito com a continuidade dos fatos e critica um assunto por vez, o ritmo de "Uma Família da Pesada" é rápido. As coisas acontecem uma logo após a outra, numa seqüência bem acelerada, o que deixa o humor do episódio mais sutil, garante mais riso num curto período de tempo e permite que mais assuntos sejam criticados de uma só vez.
Algo que marca todos esses desenhos é a intertextualidade com outros programas, filmes, livros e até personalidades americanas, criticando não só seu comportamento como seu talento.
Qualquer pessoa assistindo a "Uma Família da Pesada" vai se pegar dizendo: "Ei, eles tiraram isso do filme tal". Mas isso será muito rápido, e logo virá outra cena, o que traz a necessidade de sacar as piadas sem pensar muito.
Além do pai de inteligência questionável (Peter), a mãe esperta e preocupada (Lois), o filho mais velho (Chris) e a filha adolescente (Meg), que não suporta a humilhação de ter uma família como a sua, temos na família Griffin dois personagens que são novidade. Stewie, um bebê superdotado que, com sua mente maligna, armas por ele mesmo projetadas e tendências homicidas, tem como principal objetivo matar sua mãe; e o seu companheiro, o cachorro falante Brian, que sempre age e é tratado como humano e pode ser visto segurando com um jornal e uma xícara de café.
O programa é divertidíssimo, mas não chega aos pés de "Os Simpsons". Para quem quiser conferir, "Uma Família da Pesada" passa na Fox, às segundas e terças às 23h, e "Os Simpsons", de segunda à sexta, às 20h, e aos domingos, no mesmo horário, também na Fox.


Hana Taragona, 14, é estudante da oitava série

Texto Anterior: Documentário: De dentro para fora
Próximo Texto: Música: Cópia descartável
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.