São Paulo, Segunda-feira, 26 de Abril de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Banda criou a new wave


especial para a Folha

Blondie foi a banda mais importante e influente da cena punk-new wave surgida a partir de 1975 em Nova York, que incluía Ramones, Talking Heads, Patti Smith e Television.
O Blondie foi o único grupo a obter grande sucesso comercial. Seus sete discos já venderam mais de 40 milhões de cópias.
A explicação: o Blondie fazia música acessível e tinha a cantora mais gostosa do mundo, Debbie Harry.
Debbie, uma loura escultural, pintou em Nova York no fim dos anos 60 cantando num grupo hippie horroroso. Depois de ser ""coelhinha" da ""Playboy" e de andar com a turma de Andy Warhol (papa da ""pop art" e figura central da agitação cultural nova-iorquina), ela começou a namorar com o guitarrista Chris Stein. Meses depois, juntaram-se ao baterista Clem Burke e ao tecladista Jimmy Destri e fundaram o Blondie.
A banda começou a tocar uma mistura de todos os estilos: do rockabilly de Elvis ao som dos ""girl groups" dos anos 60, como Ronettes e Supremes, do punk rock dos Ramones ao reggae de Bob Marley.
O Blondie jogou tudo isso num grande caldeirão e saiu com um som único, batizado de new wave. Se a banda deixou uma lição, foi a de que, no rock, vale a pena tentar de tudo. (AB)


Texto Anterior: Som: Blondie volta e ressuscita anos 80
Próximo Texto: Backstage: Figuras na fila do show do Kiss
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.