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São Paulo, segunda-feira, 27 de janeiro de 2003

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EDUCAÇÃO

Fórum Mundial discutiu alternativas para a era global

Banco mundial de idéias

ARMANDO PEREIRA FILHO
ENVIADO ESPECIAL A PORTO ALEGRE

Conhecer a realidade de um país -a Escócia- em que as escolas públicas são consideradas de qualidade e têm vagas para todos até os 16 anos, mas no qual os adolescentes não querem saber de estudar porque acham que não vão conseguir nada com isso.
Descobrir os detalhes de um programa que avalia o abuso de bebidas alcoólicas entre estudantes do ensino médio brasileiro. Saber como está se comportando sexualmente o adolescente dentro das escolas do país ou como esses jovens podem se tornar educadores sexuais dentro de suas comunidades.
Essas foram algumas das possibilidades para quem participou do 2º Fórum Mundial da Educação, em Porto Alegre, entre domingo e quarta-feira da semana passada.
O evento reuniu, segundo os organizadores, 15 mil participantes de cerca de cem países. Dentro da lógica do fórum social, que termina amanhã, o fórum da educação também é dominado pelo pensamento de esquerda e pela crítica à globalização e ao neoliberalismo -modelos nos quais os governos reduzem sua atuação em áreas como educação e as empresas aumentam sua participação.
Havia muito discurso ideológico, camisetas de Che Guevara, bandeiras e bonés de Cuba, velhas palavras de ordem - a favor da ilha de Fidel Castro, pela paz no Iraque e contra as ações "imperialistas" dos EUA.
Mas também havia reflexão sobre o dia-a-dia do ensino. Foram apresentados quase 800 trabalhos sobre temas como financiamento estudantil, mercantilização da educação, qualidade dos cursos, aprendizagem contínua, analfabetismo, qualificação de professores e causas da evasão escolar.
O encontro terminou com uma declaração que propõe a universalização do ensino grátis em todos os níveis. Para tentar atingir resultados reais, o fórum quer criar uma Plataforma Mundial de Educação, que tentaria influenciar na aprovação de políticas públicas no mundo que permitam alcançar seus objetivos.

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