São Paulo, segunda-feira, 27 de agosto de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Tiozinho desvenda lado B da vida

DE NOVA YORK

As acusações que fazem ao diretor e fotógrafo Larry Clark vão de voyeur (a mais amena) a pedófilo (a mais grave). Seus livros estão proibidos nos EUA, mas as edições japonesas são disputadas, se não a tapas, pelo menos a cliques no mouse em sites de leilão.
Sua ousadia nos puritanos Estados Unidos é ser o único tiozinho que entende tanto os complicados e cada vez mais radicais adolescentes norte-americanos a ponto de não ter vergonha de andar de skate com eles e de ter a coragem de tratá-los como iguais.
É verdade. O caipira de Tulsa, Oklahoma, 59 anos, cabelo grisalho e rabo-de-cavalo, gosta de levar seu skate para a Washington Square, em Nova York, e ficar com a molecada até tarde conversando. "Às vezes fumamos um, às vezes não", disse à imprensa britânica.
É daí e de conviver com dois filhos adolescentes que ele tira as idéias para filmes como "Kids" (1995), "Kids e os Profissionais" (1997), "Bully" (2001) e o ainda inédito "Ken Park". "Kids", aliás, foi escrito por dois ex-skatistas que Clark conheceu na rua, Harmony Corine e Leo Fitzpatrick, que acabou virando uma espécie de alter ego de Clark nas telas.
Claro, seus filmes têm muito sexo adolescente e muita droga. Porque a vida das pessoas que ele retrata tem muito sexo adolescente e muita droga. Só isso já garantiria polêmica para mais de década. Acontece que Larry Clark não facilita as coisas para o seu lado.
Outra mania sua é fotografar garotos, tanto faz se homens ou mulheres, nus ou em poses sensuais. Todos maiores de 18 anos, claro. É este o tema de seus livros esgotados, "Tulsa" (de garotos) e "Teenager Lust" (ambos os sexos). Em algumas sessões, no entanto, Clark tira a roupa ele próprio e entra em cena, fumando um baseado e posando peladão com seus modelos. Até agora, só os pais reclamaram... (SD)



Texto Anterior: No título original, ela é louca e linda
Próximo Texto: "Bully" encara abismo familiar
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.