São Paulo, segunda-feira, 27 de agosto de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SEXO E SAÚDE

"Tenho 20 anos e já transei com várias garotas. Só "chego junto" quando bebo, pois sou muito tímido. Mas, entre quatro paredes, não tenho nenhuma timidez. Ando muito inseguro para chegar nas meninas. O que faço para perder a timidez?"

Garoto bebe para enfrentar a paquera sem muita timidez

As pessoas são diferentes. Há garoto mais extrovertido e existe garoto mais tímido mesmo. A timidez só merece maior atenção quando a pessoa sente que ela está atrapalhando sua vida. Aí algumas técnicas podem ser utilizadas para reduzir essa dificuldade.
O que será que está por trás dessa timidez? Qual é o medo? Qual é a insegurança? Você fica cobrando um resultado fantástico da sua "chegada" nas meninas? Fica achando que um "não" é o fim do mundo?
Não parece que a timidez acaba servindo como uma espécie de proteção contra insucessos ou medo de errar? Há quem aposte que o tímido, no fundo, é uma pessoa mais rígida, que se cobra demais e acaba tendo pouca margem de manobra emocional para insatisfações e angústias. Você se sente assim?
Pelo que você conta, depois de vencida a aproximação, você não fica tímido e, entre quatro paredes, seu desempenho é muito legal. Por que será que você muda tanto do público para o privado? Não está em jogo um certo medo da reprovação dos outros?
Você diz estar mais inseguro ultimamente. Será que você está em uma fase meio triste, com a autoconfiança lá embaixo? De qualquer forma, para romper esse ciclo, você vai ter de se arriscar um pouco. Que tal fazer o exercício de chegar nas meninas de uma forma mais desencanada? Chegar mais tranquilo, sem grandes expectativas. Se der certo, ótimo. Se não rolar, tudo bem, você ainda vai ter um monte de chances.
Só não vale ficar bebendo para reduzir a ansiedade e aumentar sua "coragem" de chegar junto das meninas. E no dia em que não houver bebida disponível? Lembre-se de que os recursos e possibilidades estão em você, não em uma lata de cerveja que você toma de vez em quando, certo?



Texto Anterior: Texto permite mais de uma interpretação e deve ser reeditado, admite ministro
Próximo Texto: Rápidas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.