|
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice
Caminhões rodam a Europa coletando campeões
DA ENVIADA ESPECIAL A PARIS
Durante os meses de agosto e setembro deste ano, a Nokia promoveu,
na Europa, um superevento de pré-lançamento de sua menina dos olhos:
o 3 em 1 N-Gage.
No dia 9/8, dois caminhões-show
(aqueles cuja carroceria vira um palco), recheados de exemplares do produto, partiram para uma turnê de
dois meses por 56 cidades européias,
de Istambul (Turquia) a Dublin (Irlanda). O primeiro partiu de Helsinque (Finlândia). O segundo saiu de
Estocolmo (Suécia).
O objetivo era apresentar o produto
em cada cidade, promover campeonatos nacionais de N-Gage em cada
país e, finalmente, levar o campeão
local para uma final de toda a Europa,
realizada em Paris, em 4/9.
Marketing ambulante
No comando dos caminhões gigantes, estavam os irmãos finlandeses
Peetu, 40, e Luigi Jokinen, 37, que afirmam nunca terem visto uma promoção tão grande e dispendiosa. "Foi
muito diferente e interessante. Gastaram tanto dinheiro que, mesmo pensando nisso diversas vezes, não conseguimos calcular a soma de tudo", especula Luigi.
"Chegávamos a cada cidade e montávamos o palco no caminhão, com
luzes e som. De repente, começava a
chegar gente de todas as idades, de
quatro a 60 anos. Reunimos uma pequena multidão em quase todos os lugares por onde passamos", lembra
Peetu. "Várias vezes, tínhamos de dispensar uns moleques que não queriam parar de jogar. Era engraçado.
Eles ficavam totalmente malucos",
conta.
Para Peetu, essa forma de fazer marketing é mais humana, apesar de bastante manipuladora, já que oferece o
jogo para os jovens o experimentarem
e, depois, deixa um anúncio para que
o comprem. "É como nos velhos tempos, indo pessoalmente onde as pessoas estavam."
A final reuniu os campeões da Finlândia, Suécia, Dinamarca, Áustria,
Alemanha, Suíça, Itália, Grécia, Turquia, França, Portugal, Espanha, Bélgica, Holanda, Reino Unido e Irlanda.
Quase todos eram menores de idade e
viajaram à capital francesa especialmente para o evento, a convite da Nokia, que teve de bancar um responsável para acompanhar cada garoto.
O grande vencedor foi o alemão Eric
Riedel, 15, cujo apelido de gameiro,
Xentrix, trazia estampado em uma camiseta. Ele ganhou um N-Gage, uma
série de jogos, uma prancha de snowboard e uma outra viagem, para onde
quisesse. Xentrix foi o campeão europeu de N-Gage antes mesmo de o game-celular estar nas lojas. O que ele
achou? "Maravilhoso." É claro.
(FM)
Texto Anterior: Empresas copiam estratégia dos vírus Próximo Texto: Sexo e saúde - Jairo Bouer: Diferença de idades pode complicar relação Índice
|