São Paulo, segunda-feira, 28 de janeiro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Sexo & Saúde

Jairo Bouer - jbouer@uol.com.br

Como engravidar sem querer

1
"Tenho 21 e não uso camisinha porque meu namorado sempre tira o pênis antes de ejacular. Corro algum risco de engravidar?"

2
"Tenho 22 e eu e meu namorado só usamos tabelinha para evitar gravidez. Começamos agora a usar um gel para facilitar a penetração. Ele pode servir como uma espécie de anticoncepcional?"

3
"Tenho 19 e quero saber se posso começar a usar pílula por conta própria. Existe algum risco de engravidar na semana de pausa?"

AS DÚVIDAS mostram que os casais continuam a bobear quando o assunto é prevenir uma gravidez indesejada. Por falta de informação ou por atitudes conscientes e equivocadas, garotas acabam correndo riscos desnecessários.
Vamos voltar ao básico: a única forma de evitar uma gravidez é usar um método anticoncepcional confiável ou não fazer sexo com penetração. Qualquer outra opção traz alguma chance de gestação.
Fazer sexo e tirar o pênis antes da ejaculação (coito interrompido) não é método confiável. Assim como a tabelinha também deixa a desejar na garantia de proteção. Moral da história: os casais que enviaram as duas primeiras dúvidas podem enfrentar uma gravidez.
Mesmo sem ejaculação, os espermatozóides podem escapar pelo pênis e, eventualmente, encontrar um óvulo pelo meio do caminho. Além do que nem sempre dá tempo de tirar o pênis da vagina antes de a ejaculação acontecer. E mais: tabelinha só funciona para garotas que têm ciclo regular, e mesmo elas podem sofrer irregularidades, o que pode causar falhas de proteção.
Por isso, se o casal não quer mesmo usar camisinha (que tem a grande vantagem de proteger não só contra gravidez indesejada, como contra as doenças sexualmente transmissíveis), é fundamental que procure um médico e escolha um método anticoncepcional seguro.
Hoje existem diversas opções de proteção, mas a pílula continua a ser a mais popular entre as brasileiras. Ela deve ser prescrita sempre pelo médico, para que ele possa recomendar o tipo mais adequado para cada mulher e para que possa explicar corretamente o modo de usar. Dessa forma, a terceira garota saberia que está protegida mesmo na semana da pausa da pílula.
Para terminar: o gel convencional à base de água, que facilita a penetração, não é método anticoncepcional. Existem géis espermicidas que ajudam a evitar a gravidez, mas eles também só funcionam se usados conjuntamente com outra forma de proteção, como camisinha ou diafragma. Certo?


Texto Anterior: Baladas legais
Próximo Texto: Comportamento: Verdurada
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.