São Paulo, segunda-feira, 28 de fevereiro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TUDO DE BOM

Entre a luz e a escuridão

Bubblegum
Artista:
Mark Lanegan Band
Site: www.marklanegan.com

Nos anos 90, uma voz grave e rouca embalava um dos maiores hits do movimento grunge, a música "Nearly Lost You", do grupo Screaming Trees. Hoje, essa mesma voz canta solo, mas muito bem acompanhada em algumas faixas de "Bubblegum", novo álbum do cantor americano Mark Lanegan e de sua banda.
É preciso estar bem de espírito para sobreviver às 15 faixas do disco, um passeio por momentos tristes, pesados e sempre introspectivos e densos nos quais o blues dá o tom em quase todas as canções.
Mas nessa trilha pela escuridão há momentos iluminados. O brilho da cantora inglesa PJ Harvey acende ainda mais a barulhenta "Hit the City" e faz a luz de velas da romântica e estonteante "Come to Me".
O grupo Queens of the Stone Age, do qual Mark participa esporadicamente (assim como o ex-Nirvana Dave Grohl, do Foo Fighters), também ilumina "Bubblegum", graças à presença de Nick Oliveri, fazendo backing vocal em "Methamphetamine Blues", e de Josh Homme, empunhando a guitarra de várias faixas do CD.
Dois ex-integrantes do Guns N'Roses, Izzy Stradlin e Duff McKagan, encerram as presenças de convidados ilustres no CD com a faixa "Strange Religion", com piano e clima de profunda desilusão.
Há ainda momentos de puro rock, como em "Sideways in Reverse", e algumas músicas que até lembram o Screaming Trees, entre elas "Can't Come Down", mas com sintetizadores. Apague a luz e embarque nessa viagem por sentimentos obscuros. Vale a pena. (LEANDRO FORTINO)

Texto Anterior: Música: Raimundos pede socorro
Próximo Texto: Outros lançamentos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.