São Paulo, segunda-feira, 28 de março de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Escuta aqui

Álvaro Pereira Júnior

Revolução no ar

O rádio está ficando mais inteligente nos EUA. Tomara que a onda chegue logo ao Brasil.
A ressurreição do rádio independente foi saudada pela sempre atenta revista americana "Wired", em sua edição de março.
O símbolo disso tudo? O tiozinho Steve Jones, ex-guitarrista dos Sex Pistols, hoje DJ nas tardes da Indie 103.1 (www.indie1031.fm), rádio de Los Angeles sempre recomendada em "Escuta Aqui".
Você sabe do Steve Jones e da Indie 103 há muito tempo, porque ouvi a rádio logo que começou a funcionar. Mas o grande público americano só agora toma conhecimento do fenômeno que a Indie 103 virou. É uma uma rádio comercial, mas de olhos abertos para novidades inteligentes e música antiga boa.
Começam a surgir clones da Indie 103 por todos os Estados Unidos. Anote outros nomes de rádios que vão na mesma linha, e faça a festa na internet: www.1077theend.com (Seattle); www.fm949sandiego.com (San Diego); www.995themountain.com (Denver); e www.wrnr.com (Annapolis).
Só as duas primeiras transmitem ao vivo na internet, mas vale ver os sites das outras também, porque são bastante informativos, trazem playlists e, no caso da rádio de Denver, até uma declaração de princípios para libertar o rádio das amarras das grandes redes!
Além dessa revolução de conteúdo, o rádio dos gringos passa por outra reviravolta, a da tecnologia. Primeiro, por causa do rádio por satélite, que em janeiro já tinha mais de 4 milhões de assinantes. Segundo, por causa do rádio digital, que vai ter para o rádio o mesmo impacto que a TV de alta definição está tem na TV.
Para mais detalhes: www.wired.com/wired/archive/13.03/radio
 
Ando intrigado com o som da dupla francesa M83 (www.ilovem83.com). O som não é de dupla -é de banda, e como se tivesse duas guitarras!
Para complicar, a música é fora de moda. Parece aquelas bandas de guitarras do começo dos anos 90 (Lush, Ride), acompanhadas de uma orquestra furiosa.
Li uma crítica do último disco deles que traz uma definição inteligente, no som do M83, as guitarras são processadas para parecer sintetizadores. E os sintetizadores são usados como guitarras.


Texto Anterior: CD player
Próximo Texto: Música: A noite do poperô
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.