São Paulo, segunda-feira, 28 de junho de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SEXO & SAÚDE

Jairo Bouer - jbouer@uol.com.br

Nervosismo e ansiedade atrapalham na hora H

Falhei na minha primeira vez e nunca mais consegui transar direito. Já namorei, mas, sempre que conheço garotas novas, evito sair com elas por medo de perder a ereção. O que faço?

Desde que me separei do meu namorado tenho ejaculado muito rápido! Não dura nem cinco minutos! O que devo fazer?!

DÚVIDAS DE JOVENS que estão tendo dificuldades em suas vidas sexuais. O primeiro enfrenta o fantasma de uma falha de ereção em sua primeira experiência. O segundo começou a ter ejaculação precoce depois que terminou com o namorado.
A ejaculação precoce e as dificuldades de ereção estão entre as queixas sexuais mais frequentes entre os jovens. Causas? Inexperiência, nervosismo, insegurança e ansiedade!
Muitas vezes, uma falha isolada pode ser "carregada" por muito tempo, gerando ansiedade antecipada. Antes de ter nova relação sexual, o medo de que a falha possa acontecer de novo gera tanta ansiedade que a pessoa acaba tendo, de fato, problemas.
Vale lembrar que dificuldades podem ser ainda mais comuns na primeira vez, quando a experiência em sexo é praticamente nula, e a ansiedade, muitas vezes, vai a mil. Até 50% dos garotos podem ter ejaculação precoce na primeira vez.
Para o segundo leitor, que não tinha problemas, a mudança gera necessidade de adaptação.
O que antes era tranquilo (pela intimidade com o namorado) passa a gerar ansiedade e insegurança por ser novo e desconhecido.
Nas duas situações, calma, controle de ansiedade, aumento da intimidade com os novos parceiros, entender que a gente não é uma máquina de sexo que sempre funciona a 100%, entre outros fatores, pode ajudar! Se nada resolver, que tal uma terapia?


Texto Anterior: A tela como espelho
Próximo Texto: Pergunte o que quiser
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.