São Paulo, segunda-feira, 28 de julho de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Livros

"Há muita pressão, muita gente deprimida"

DE PEQUIM

Ele não tem namorada, não fala de sexo em casa e passa boa parte do tempo livre lendo filósofos como Nietzsche, Bertrand Russell e Schopenhauer.
Considerado mais sombrio que seus colegas de geração, Tang Chao, 15, prepara seu terceiro livro. Ele estuda e mora em Chengdu, metrópole de 12 milhões de habitantes, capital da Província de Sichuan, arrasada por um terremoto em maio passado. Ele falou por telefone à Folha, da sua casa, onde mora com os pais.

 

Amor e estudos
O amor adolescente não é reconhecido na China. Nossos pais não namoraram na escola, acham errado, feio, e que devemos nos esforçar nos estudos. Aqui os boletins são afixados na entrada das escolas, então ter notas baixas é motivo de humilhação para os pais. A pressão é muito alta. Os mais velhos não querem ouvir nossa opinião.

Suicídio e depressão
O personagem que se suicida em "Devolva o Meu Sonho" é baseado em uma amiga de um amigo meu que se matou porque teve notas ruins. Há muita pressão, muita gente deprimida. Eu acho que essas provas, essas notas, são uma maneira bastante superficial de testar a habilidade de um estudante.

No interior é pior
Não há muita diferença entre os sonhos dos jovens urbanos e os dos jovens rurais na China. Todos querem ter uma boa educação, chegar a uma boa universidade, ter um grande amor e ter dinheiro. Mas a pressão no interior é maior pois esses sonhos são mais difíceis.

Papo adulto
A maior preocupação dos adolescentes é sobre a Olimpíada, se vai dar certo. Há três meses, nos preocupávamos com a crise no Tibete. Temos interesses maiores e conseguimos conversar com os adultos.

Curiosidade
Vários professores e colegas me perguntam se os personagens são inspirados neles. Já fui chamado à direção da escola algumas vezes por essas dúvidas literárias. Recebo torpedos no meu celular sem parar de amigos que querem saber o que vou escrever no terceiro livro.

Quase tabu
Não falo de sexo com meus pais. Já tirei algumas dúvidas com eles, mas falo desse assunto mais com os meus amigos na escola. Não tenho namorada.


Texto Anterior: Livros: Confissões milionárias
Próximo Texto: 02 Neurônio: Kate Moss e os calças-justas
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.