São Paulo, segunda-feira, 29 de julho de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MÚSICA

Hives e Vines, duas das melhores bandas atuais, saem no Brasil

O novo rock em cinco letras

LÚCIO RIBEIRO
DA REPORTAGEM LOCAL

Hives, Vines, hype.
Mais do que um jogo de palavras, a explosão do encontro desses três elementos do rock atual faz cair seus estilhaços aqui no Brasil.
Quando você sair para procurar discos novos nas prateleiras de lojas decentes, vão estar lá as edições nacionais de (1) "Veni Vidi Vicious", do grupo sueco The Hives, e (2) "Highly Evolved", da banda australiana The Vines.
Não sei se você está percebendo...
Em 2000, a californiana Queens of the Stone Age e a texana At the Drive In mandavam avisar aos berros que o rock ia mudar. Em 2001, os vizinhos Strokes e White Stripes, de Nova York e Detroit respectivamente, aumentaram a combustão desse tal de "novo rock". Agora, em 2002, a bola está com Hives e Vines . E nem do eixo EUA-Reino Unido essas duas são.
Pela porta arrombada pelos Strokes, no ano passado, Hives, Vines e uma penca de outras já entraram em cena com a mídia e as paradas ganhas.
Essa nova leva de bandas boas, energéticas e cheias de atitude é destaque nos principais festivais europeus e tem resgatado as guitarras indies nas college radios americanas, que desde o fim do Nirvana encontravam sobrevivência na música eletrônica e no rap metal.
"Veni Vidi Vicious" (Trama) é o disco mais intenso do rock atual. Punk de garagem de uma velocidade impressionante para uma banda que vem da gelada Escandinávia, o CD serve entre outras boas coisas para o demencial vocalista Pelle Almqvist dar vazão à sua enorme habilidade em gritar as palavras "baby", "c'mon" e "all right", em bom inglês.
Pelle é o Iggy Pop destes tempos, dizem. "Hate to Say I Told You So" é o hino destes tempos, dizem.
"Highly Evolved" (EMI) é o primeiro grande filho do babyboom resultante do "Nevermind", o álbum decano do Nirvana. Como a banda de Kurt Cobain, o Vines cativa pelo rock básico, simples, mas tocado com alma.
Punk de garagem mais elaborado de veia pop, o som do Vines é o efeito de quem cresceu observando o vigor roqueiro do grunge misturado à levada britpop, tudo com o olhar de longe de um rapaz australiano, o "temperamental" Craig Nicholls, ao lado de Julian Casablancas, a melhor voz do rock contemporâneo.
Craig é o Cobain destes tempos, dizem. "Highly Evolved" é o hino destes tempos, dizem.
Recapitulando, o Brasil já pode alcançar, em edições nacionais, Pelle Almqvist, Hives e "Hate to Say I Told You So". Craig Nicholls, Vines e "Highly Evolved".
E Kurt Cobain já pode descansar sossegado.


Para ouvir um trecho da música "Hate to Say I Told You So", com o Hives, ligue para 0/xx/11/3471-4000 e escolha a opção Música - Lançamento. O custo é só o da ligação.


Texto Anterior: Lançamentos
Próximo Texto: Adeus às armas
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.