São Paulo, segunda-feira, 29 de julho de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SEXO E SAÚDE

Ereção fora de hora constrange garoto na escola e no ônibus

"Tenho 18 anos e estou com muita sensibilidade no pênis. Tenho várias ereções espontâneas por dia, já cheguei a contar 20. Passo por situações constrangedoras: tenho ereções no ônibus, na escola, na rua etc. Queria que isso só acontecesse na hora certa. O que faço?"

O ps! Essa é uma encanação comum, e a gente vai tentar explicar por que isso acontece. As ereções espontâneas, que acontecem sem um estímulo específico, podem surgir em qualquer momento da vida, mas elas são mais comuns na adolescência, quando o corpo se adapta às mudanças hormonais.
O corpo do garoto é alvo da ação do hormônio masculino testosterona, que, além de favorecer o crescimento e o aumento da musculatura, interfere diretamente no desenvolvimento sexual. Testículos e pênis crescem, o desejo sexual aumenta, as ereções se tornam mais frequentes e acontecem as ejaculações.
O pênis é recheado por um tecido esponjoso que tem a capacidade de se encher de sangue. Quando entra um maior volume de sangue no pênis, ele aumenta de tamanho, fica mais rígido e o homem tem uma ereção.
Vários tipos de estímulo podem fazer com que a ereção aconteça. O estímulo local é um deles. Se o garoto ficar mexendo em seu pênis, a ereção acontece. Na adolescência, às vezes, um leve toque no pênis ou o simples roçar das roupas já são suficientes para desencadear o estímulo. Até o movimento de um carro, por exemplo, pode desencadear uma ereção.
Uma imagem erótica ou a recordação de um ato sexual também podem levar um homem a ter uma ereção. Na adolescência, o simples olhar para uma garota bonita ou a lembrança de uma cena que tenha um mínimo de teor sexual podem disparar o estímulo. São particularidades de um corpo que está tentando se ajustar à questão do prazer.
Tanto estímulos físicos como emocionais podem interferir nos processos de ereção. Pasme! Ainda nessa sua fase da vida, muitas vezes, a ereção aparece do nada. Você nem tem tempo de entender o que aconteceu e, quando se dá conta, já está com uma ereção.
Na adolescência, pode acontecer uma ou duas dezenas de ereções por dia. E, às vezes, elas incomodam mesmo, por exemplo, quando você está na escola, no ônibus, na piscina, na sala com seus pais etc. Aí você tem que aprender a dar um jeito. Ajeitar o pênis na cueca, usar roupas largas ou dar uma escapada da situação são alternativas.
O bom de tudo isso é que, com a maturidade do seu corpo, essa sensibilidade fica mais atenuada e você vai precisar de estímulos mais reais para ter uma ereção. Assim, o homem adulto, por exemplo, tem ereções antes das suas transas (que é o que você chama de hora certa), durante o sono e ao acordar.
Por hora, você não tem muito o que fazer a não ser não encanar com essa situação. Se a frequência dessas ereções continuar a incomodar, vale a pena bater um papo com um médico (hebiatra, clínico ou urologista).Tenha calma!


Texto Anterior: Livro para teens é banido em Iowa
Próximo Texto: Científicas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.