São Paulo, segunda-feira, 29 de julho de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CIENTÍFICAS

Remédios voadores
Uma equipe de cientistas australianos lançou uma companhia dedicada a produzir drogas a partir de uma fonte praticamente inexplorada, os insetos. Por anos, cientistas tentaram extrair de plantas a cura para doenças. No entanto, foram realizadas poucas pesquisas sobre as proteínas, enzimas e moléculas produzidas pelas 4 milhões de espécies de insetos.

O futuro reserva viagens internacionais em duas horas
Imagine-se decolando de um aeroporto e pousando em qualquer lugar do mundo em menos de duas horas. Parece absurdo? Não mais. Uma tecnologia desenvolvida pela Nasa poderá -dentro de duas décadas- obter tais feitos, criando possibilidades ilimitadas para viagens e também para acesso ao espaço. As novas naves voarão a uma velocidade cinco vezes superior à do som, ponto em que um vôo supersônico torna-se hipersônico.
Farmacêuticos investigam receitas da Idade Média
Um livro de 600 anos contendo receitas de remédios feitos a base de ervas pode abrir novos caminhos para a medicina moderna. O livro, que descreve 500 remédios naturais criados por um grupo de físicos da Idade Média, está sendo estudado por cientistas do Jardim Botânico Nacional do País de Gales.

Perigo em 2019
Um grande asteróide pode atingir a Terra dentro de apenas 17 anos (2019), destruindo a vida no planeta, afirmou um especialista britânico. Apesar dos temores, o pesquisador deixou claro que a probabilidade de o evento acontecer é pequena -menor que 1 em 1 milhão. O asteróide, considerado o objeto mais ameaçador já detectado no espaço, possui 2 quilômetros de extensão e pode estar em rota de colisão com a Terra.



Texto Anterior: Sexo e saúde: Ereção fora de hora constrange garoto na escola e no ônibus
Próximo Texto: 02 Neurônio: Eles não querem casar. Mas quem disse que a gente quer?
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.