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TECNO
Nova animação é cinema movido a jogo de computador
MARCELO GRIMBERG
FREE-LANCE PARA A FOLHA
Alguns jovens cineastas que não
querem saber de despesas e trabalho em excesso desenvolveram
um meio curioso de fazer seus curtas-metragens: "tomar emprestadas" programações de jogos de videogame e PCs.
Isso é possível porque fabricantes
normalmente abrem a parte do game que cuida da geração de personagens e ambientes para que fãs o
modifiquem. Além disso, os games
cuidam automaticamente da dinâmica de personagens secundários.
Partindo de um jogo de tiroteio,
como o Quake, o diretor pode inserir um personagem, bolar seus movimentos e mandar a cena rolar
-sem se preocupar com os coadjuvantes, por exemplo. E mais: se não
gostar de um detalhe, como o ângulo da câmera ou a trajetória de uma
bala, é possível mudar, sem traumas
e sem ter de "filmar" tudo de novo.
O tal projeto se chama Machinima
e já conta com algumas dezenas de
produções em seu site, o www.ma
chinima.com. Algumas travadas e
engraçadas, outras ágeis e sérias, como o curta "Matrix 4x1", que junta a
personagem Trinity, do filme "Matrix", e o ambiente do jogo Half Life.
A nova animação deverá chegar à
TV dos EUA em breve. Se for criativa, conquistará o cinema -capaz
até de agradar mais que um monte
de superproduções chatas que há
por aí, com humanos e o escambau.
E-mail - walabibi@uol.com.br
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