UOL


São Paulo, segunda-feira, 29 de setembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SEXO E SAÚDE

"Tenho 18 anos e já tentei perder a virgindade três vezes. Só que a gente nunca consegue a penetração. Será que tenho o orifício muito pequeno? A ginecologista me mandou relaxar!"


"Tenho problemas antes da relação. Quando vou colocar a camisinha, além de ter dificuldade para desenrolá-la, perco totalmente o tesão. O que faço?"
Inexperiência abala as primeiras transas

JAIRO BOUER
COLUNISTA DA FOLHA

Duas dúvidas para mostrar que tanto garotos como garotas têm um monte de encanações no início da vida sexual. Diga-se, de passagem, essas dúvidas são absolutamente normais para quem está começando a descobrir os prazeres e os mistérios do sexo.
O orifício da vagina é realmente bem pequeno. Olhando, não dá para acreditar que um pênis possa passar por ele. Mas passa! A excitação promove uma dilatação da vagina e esse pequeno orifício muda sua configuração. Não precisa se espantar! Basta lembrar que é por ele que passam os bebês na hora do parto.
O fato de você já ter 18 anos não é garantia de que vá conseguir transar sem dificuldades. É comum a gente ter dúvidas, não acreditar que o corpo pode mudar na hora da transa, não conseguir relaxar, ficar envergonhada, ter uma lubrificação insuficiente etc. Tudo isso atrapalha o começo da vida sexual.
Mas, seguindo a receita da sua própria ginecologista, relaxe! Dê um tempo para você, faça mais brincadeiras preliminares, explore melhor seu corpo e ganhe intimidade com seu namorado, que o sexo logo fica melhor.
O menino, que está tendo problemas com a colocação da camisinha também precisa de um pouco de calma! Existem algumas dicas para vencer essa dificuldade. A primeira dica é uma espécie de "treino" de colocação. Tente desenrolar a camisinha sozinho, no banheiro, sem a garota por perto. Pode apostar que, em um primeiro momento, é mais fácil conseguir isso se você estiver em privacidade.
Pode ser também que você esteja usando uma camisinha muito justa. Tente uma de marca diferente ou parta para os modelos um pouco maiores, que existem no mercado. Com isso, você consegue mais liberdade de ação, e a colocação pode ficar bem mais fácil.
Não se esqueça de que a colocação da camisinha também deve ser uma parte gostosa da relação sexual. A menina pode ajudar, vocês podem brincar juntos e transformar essa hora em um momento bastante erótico.
Recado final: não deixem que as encanações atrapalhem o começo da vida sexual de vocês. Sexo é que nem escola: a gente aprende, aos poucos, se informando e praticando. É isso!


Jairo Bouer, 37, é médico. Se você tem dúvidas sobre saúde, escreva para o Folhateen ou para jbouer@uol.com.br

Texto Anterior: Musa da música clássica tem 16
Próximo Texto: + Saúde: O que são transtornos obsessivos compulsivos?
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.