UOL


São Paulo, segunda-feira, 29 de setembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

+SAÚDE

O que são transtornos obsessivos compulsivos?

DO COLUNISTA DA FOLHA

Nas últimas semanas, recebemos aqui no Folhateen um número imenso de e-mails sobre as diversas formas do transtorno obsessivo compulsivo (TOC). Como ficou impossível responder a todas as dúvidas, resolvemos fazer um resumão dessa história.
O TOC é um distúrbio da ansiedade que pode atingir de 2% a 3% da população, inclusive jovens. Ele se caracteriza pela presença de obsessões e de compulsões. Obsessões são pensamentos e idéias que invadem a cabeça e causam desconforto: a pessoa acha que vai se contaminar, que algo de ruim vai acontecer, que vai pegar fogo em sua casa etc.
Para aliviar a ansiedade gerada por esses pensamentos, a pessoa adota determinados rituais (compulsões): não pára de se lavar, checa centenas de vezes se desligou o gás ou a luz, faz contagens que obedecem a regras bizarras, entre outros.
Mesmo sabendo que a obsessão é irreal e que a compulsão, na prática, não evita nada de ruim, os portadores do TOC acabam entrando em um círculo vicioso. Eles deixam de estudar, trabalhar, namorar e podem ficar muito deprimidos.
Para quem acha que pode ter sintomas do TOC, vale a pena procurar ajuda o mais rápido possível. Procure um psiquiatra ou cheque o www.astoc.org.br, da Astoc (Associação Brasileira de Transtorno Obsessivo Compulsivo) para mais informações.(JB)

Texto Anterior: Sexo e saúde - Jairo Bouer: Inexperiência abala as primeiras transas
Próximo Texto: Científicas
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.