UOL


São Paulo, segunda-feira, 29 de setembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CIENTÍFICAS

Leões à beira da extinção
A população de leões caiu cerca de 90% nos últimos 20 anos, deixando a espécie perto da extinção na África. Hoje, a população dos felinos constitui-se de 23 mil animais. Há 20 anos, era de 200 mil, segundo biólogos da Universidade da Califórnia (EUA). Segundo eles, a única esperança de sobrevivência para a espécie é a convivência pacífica entre leões e humanos.

ONU alerta para aumento mundial do consumo de ecstasy
A Organização das Nações Unidas emitiu um alerta sobre o aumento do uso de estimulantes sintéticos, como o ecstasy, em um estudo global sobre drogas sintéticas. Segundo o documento, as anfetaminas sintéticas -fáceis de produzir e de usar e erroneamente consideradas menos perigosas que outras drogas ilegais- disseminaram-se em lugares onde não estavam presentes, sobretudo no sudeste da Ásia. A produção dessas drogas hoje é estimada em mais de 500 toneladas por ano.

Voz feminina sofre mudança durante a menstruação
Um estudo da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) sugere que a redução dos níveis de estrógeno e progesterona durante a menstruação provoca alterações na voz, que fica mais grave. As mudanças ocorrem porque, nesse período, há acúmulo de líquido em várias partes do corpo, inclusive nas cordas vocais.

Bateria sem eletricidade
Parece que é sempre assim: na hora em que você mais precisa do seu telefone celular, ele fica sem bateria. Por isso, uma empresa japonesa criou o GoGoPower, um carregador de celular de corda. Dê corda no aparelho por cinco minutos e você poderá falar ao telefone por 20 minutos. "Não é para substituir o carregador normal, mas é ótimo para emergências", afirmou o gerente do fabricante da engenhoca.

Texto Anterior: + Saúde: O que são transtornos obsessivos compulsivos?
Próximo Texto: 02 neurônio: Homens, mulheres e compras!
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.