São Paulo, segunda-feira, 30 de março de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

cinema

Lendas vivas

Documentário "Beyond the Game", atração do É Tudo Verdade, mostra a disputa entre jogadores de "Warcraft 3"

DIOGO BERCITO
DA REPORTAGEM LOCAL

A partida de "Mortal Kombat" que rolou no aniversário do seu irmão deve ter sido bastante tensa. Mas imagine se o que estivesse em jogo fosse o título de melhor do mundo, e não o de melhor da vizinhança. É esse o clima do documentário "Beyond the Game" (além do jogo), que faz parte do festival É Tudo Verdade.
O filme acompanha o WCG (World Cyber Games) de 2007, focando na disputa entre duas lendas vivas, o holandês Manuel Schenkhuizen, 22, e o chinês Li Xiaofeng, 24 -que, na rede, são conhecidos, respectivamente, como Grubby e Sky.
Ambos estão entre os melhores do mundo no que diz respeito a "Warcraft 3: The Frozen Throne" (2003), game de estratégia em que os jogadores têm de controlar os exércitos de humanos, mortos-vivos, elfos da noite e orcs em batalhas.

Trabalho duro
Por ter se tratado de um duelo de titãs, a plateia assistiu à famosa partida boquiaberta e com os olhos vidrados nos telões, evitando piscar para não perder nenhum lance. Para chegar à fama e transformar o hobby em ganha-pão, os dois enfrentaram uma rotina de treinos que chegava a 12 horas por dia, como relata Sky para as câmeras do diretor do filme, o holandês Jos de Putter.
"Minha maior dificuldade na hora de montar o filme foi que eles não fazem muitas coisas além de jogar videogame", contou Putter à Folha, por telefone. "Eu tinha muitas imagens deles concentrados atrás das telas dos computadores, foi como fazer um documentário sobre astronautas."
Enquanto Grubby e Sky jogam sem parar, Putter confessa que não conseguiu passar de um minuto e 12 segundos na frente da tela do computador. "É muito complicado para mim, venho de uma geração de jogadores de xadrez", brinca o diretor, que hoje tem 48 anos.
Para quem não entende de games, Putter conseguiu representar bem o universo dos jogos eletrônicos. "Quando fui à competição de 2006 para pensar no documentário, não entendia o que estava acontecendo, mas podia sentir a tensão e a concentração dos jogadores e da plateia", diz.
Essa sensação foi estruturada em "Beyond the Game" em um clima parecido com o dos filmes de faroeste, nos quais o diretor diz ter se inspirado. A disputa entre os dois combatentes é estática, silenciosa e termina repentinamente.

Para chegar lá
Para quem se animou com a ideia de se tornar também uma lenda viva do videogame: o WCG é realizado anualmente ao redor do mundo e, em 2009, o palco será a China. As eliminatórias regionais devem começar a partir de maio, no Brasil, patrocinadas pela Samsung. Quem estiver interessado já pode começar a ficar de olho no site samsung.com.br/wcg.
As exibições de "Beyond the Game" já aconteceram em São Paulo, mas para quem mora no Rio de Janeiro ou em Brasília -e tem mais de 14 anos- ainda dá tempo de assistir ao documentário. Veja datas e horários no quadro acima.


Texto Anterior: Baladas legais
Próximo Texto: Ciência: Por dentro das coisas (literalmente)
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.