São Paulo, segunda-feira, 30 de março de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Viagem solitária exige disciplina e preparo mental

VILFREDO SCHÜRMANN
ESPECIAL PARA A FOLHA

O maior desafio de Zac e Mike na tentativa de se tornarem o mais jovem a circum-navegar solitário o globo é o fato de eles velejarem sozinhos. Eles têm que ter preparo psicológico e disciplina, porque não têm ninguém para dar uma dica em um momento extremo.
O Zac praticamente nasceu no veleiro e sempre teve o incentivo de sua família, que é velejadora, para realizar o seu antigo sonho de dar uma volta ao mundo. Ele tem uma vasta experiência em longa travessia e um bom conhecimento para resolver imprevistos. O barco dele é um veleiro de cruzeiro, mais lento e condizente com o trajeto escolhido, que é mais tranquilo, com ventos, correntes e mares favoráveis na maior parte da rota. O Mike é diferente, é regateiro. Sua rota é mais complicada, tem mais riscos. Daqui para frente, virão dias difíceis, com ventos fortes e constantes.
Além disso, seu barco é maior e mais leve, construído em fibra de carbono e de regata, que exige muito mais trabalho do tripulante com a regulagem das velas. O veleiro dele é de duas a três vezes mais rápido e navegá-lo é mais desgastante. Para mim, navegar é paz de espírito, é viver mais perto da natureza, exatamente o que o Zac está fazendo. Mike quer bater o recorde e correrá riscos maiores. Tudo dependerá das condições meteorológicas que cada um enfrentará. Se não acontecer nenhum imprevisto, creio que o Mike chegará antes.


VILFREDO SCHÜRMANN , 60, economista e velejador profissional, deu duas voltas ao mundo de barco com sua família e registrou suas aventuras no filme "O Mundo em Duas Voltas"


Texto Anterior: Aventura: Menina também pode
Próximo Texto: Aventura: Estudante do CE pedala de Fortaleza a Belém e planeja rodar América Latina
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.