São Paulo, segunda-feira, 30 de março de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

aventura

Estudante do CE pedala de Fortaleza a Belém e planeja rodar América Latina

ALAN DE FARIA
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Pedalar cerca de 2.000 km sob sol e chuva, sem saber o que encontraria pelo caminho. Foi essa a aventura que o cearense Rodrigo Patrocínio, 22, estudante de ciências sociais, encarou.
A bordo da Esperança, nome dado à sua mountain bike, ele foi de Fortaleza (onde mora) a Belém para participar do nono Fórum Social Mundial, que aconteceu na capital paraense no fim de janeiro. No caminho, foi registrando o cotidiano da população que encontrou.
A viagem, que durou 60 dias (ida e volta), começou a ser planejada em novembro de 2008. "A partir daquele momento, intensifiquei os treinos de natação e de bike para melhorar meu condicionamento físico", diz Rodrigo, que pedalou, em média, 80 km por dia.
Sem negar conversas madrugada adentro com os moradores dos lugares por onde passava, Rodrigo se encantava com as pessoas que conhecia.
Entre elas, um casal, que também ia de bicicleta ao FSM -pedalaram juntos por algumas cidades e depois se reencontraram em Belém.
Na maior parte do tempo, porém, a única companhia era a Esperança, que também servia de armário. "Carregava roupas, panela, barraca, remédios, objetos de higiene, ferramentas e máquina fotográfica."
O acolhimento das famílias também o ajudou bastante. "Ganhava frutas, comida, hospedagem", diz. Ao todo, ele, que chegou a dormir em postos de gasolina, gastou cerca de R$ 500. A aventura está registrada no blog www.digoesperanca.blogspot.com, que foi sendo atualizado em lan houses.
Agora, Rodrigo se prepara para ir de bicicleta para Crato, sul do Ceará, em abril. Mas sua principal meta é viajar, assim que se formar, pela América Latina de bicicleta.
"Até lá, a ideia é realizar viagens mais curtas e, de repente, conseguir um patrocínio para essa empreitada." A Esperança, ele já tem.


Texto Anterior: Viagem solitária exige disciplina e preparo mental
Próximo Texto: 02 Neurônio: Quando até o Inri Cristo nos salva
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.