UOL


São Paulo, segunda-feira, 30 de junho de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

+ Saúde

Obesidade é tratada como epidemia

DO COLUNISTA DA FOLHA

Que a obesidade é uma inimiga da saúde pública todo mundo já sabe. Ela pode trazer problemas graves para as pessoas e onerar o sistema público de saúde, como ocorre nos EUA. Dois terços dos americanos, entre os quais 20% das crianças, estão acima do peso.
Alguns países já começam a pensar em alternativas para enfrentar esse problema. O governo britânico planeja obrigar os obesos e os fumantes a assinarem um pacto no qual se comprometam a fazer regime e a deixar de fumar em troca de tratamento custeado pela previdência social.
Nos EUA, o governo quer pressionar os restaurantes de todo o país a entrar na luta contra a obesidade e a mudar seus cardápios. Além de oferecer mais opções "lights" no cardápio, os restaurantes devem incentivar seus clientes a fazer exercícios físicos com frequência.
Talvez a melhor alternativa venha da Irlanda do Norte, onde estimativas indicam que metade da população está acima do peso. Um terço dos meninos e um quarto das meninas de 12 anos sofrem de excesso de peso. O governo resolveu lançar uma campanha de prevenção da obesidade, que indica os passos a serem seguidos para conseguir a perda de peso (boa dieta e exercícios físicos). Já parou para pensar se você também está se cuidando? (JB)


Texto Anterior: sexo e saúde: Para morar só é preciso grana e maturidade
Próximo Texto: científicas
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.