São Paulo, segunda-feira, 30 de setembro de 2002

Próximo Texto | Índice

AGORA É A SUA VEZ

Conheça as opiniões dos eleitores de 16 a 24 anos

Hora da decisão

FERNANDA MENA
DA REPORTAGEM LOCAL

No próximo domingo, das 8h às 17h, você será um dos mais de 24 milhões de jovens, entre 16 e 24 anos, a registrar na urna eletrônica os números dos candidatos a presidente da República, a governador, a senador, a deputado federal e a deputado estadual.
Cada um dos cargos políticos que estão em jogo tem sua importância. No entanto a disputa que mais empolga e abala os ânimos é a dos candidatos que lideram a corrida à Presidência: Luiz Inácio Lula da Silva (PT), José Serra (PSDB), Anthony Garotinho (PSB) e Ciro Gomes (PPS).
Os resultados de pesquisa Datafolha realizada nos dias 19/9 e 20/9, dão uma idéia de como pretende votar o eleitorado jovem (de 16 a 24 anos), que representa 21,22% do total de eleitores do país.
Nesse segmento, Lula é o escolhido por 49%. É a faixa etária com a mais alta taxa de intenção de voto no candidato do PT. Em seguida, vêm José Serra (20%), Garotinho (16%) e Ciro (11%). Os resultados têm margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos (veja gráfico nesta página).
O candidato Ciro Gomes é o que tem o mais alto índice de rejeição no segmento jovem (41%). Lula é o que registra a mais baixa taxa de rejeição entre jovens (28%). O nome de Garotinho, não muito atrás, é rejeitado por 30% dos eleitores jovens, enquanto 36% deles afirmam que não votariam em Serra.
Decisão
De acordo com a pesquisa, os jovens eleitores apontam o desemprego (49%), a questão da violência e da segurança (19%) e a educação (7%) como os três principais problemas do país. As mesmas preocupações aparecem nas entrevistas que a reportagem do Folhateen fez com jovens nas ruas de São Paulo.
Para dar uma forcinha aos já interessados e salvar a pele de quem ainda está boiando a esta altura do campeonato, o Folhateen pediu aos quatro principais candidatos à Presidência que respondessem a perguntas sobre suas propostas de governo relativas aos temas que interessam diretamente à juventude.
Além de esclarecerem dúvidas a respeito dos principais problemas apontados pelos jovens, Lula, Serra, Ciro e Garotinho detalham algumas "promessas" de campanha. Uma boa forma de ser útil ao país e evitar o velho truque do "prometeu, mas não cumpriu" é guardar este exemplar para cobrar do governante eleito, ao longo dos próximos anos, o que ele garantiu que faria. Agora é a sua vez.


Excepcionalmente, nesta edição, o Folhateen deixa de publicar a coluna "Escuta Aqui".


Próximo Texto: Agora é a sua vez
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.