São Paulo, sábado, 5 de maio de 2012

Televisão

Bate-papo, bate-bola

Mesa-redonda apresentada por crianças na TV Cultura é melhor que as de adultos!

MARCO BIANCHI
ESPECIAL PARA A FOLHA

Estupefato! Acabo de assistir a um programa de debate esportivo que trata de futebol do começo ao fim, sem nenhum intervalo comercial ou pausa "informativa" para um breve recado sobre Amendoins João Ponês, Cueca Gol: a preferida dos Fraldinhas, ou Banco de Reservas: o lugar ideal para o grosso depositar a poupança.
Assim "fununcia" o "Cartãozinho Verde", que estreou na TV Cultura há duas semanas, composto pela simpática atriz Cristina Mutarelli e por quatro moleques torcedores dos grandes times paulistas. Além da pureza da atração, inclusive sob o aspecto financeiro, a proposta vale pelo exemplo singelo de rivalidade esportiva sadia.
Na tela, vemos crianças de clubes rivais brincando, opinando e discordando em perfeita sintonia, algo impensável para certos infelizes que ainda ocupam muito espaço no futebol, no esporte e no mundo enquanto bola redonda que gira em torno do próprio eixo.
Aliás, torcidas malcriadas e infantis (no mau sentido) são fruto de dirigentes esportivos imaturos que, se vissem o "Cartãozinho Verde", rapidamente aprenderiam com simples alunos do ensino básico que o atual calendário de jogos adotado no futebol do Brasil é burro, ou melhor, é uma besta quadrada ao cubo!
Para concluir, devo frisar (cronista esportivo adora este verbo) que essa nova e astuta iniciativa do bom e velho Padre Anchieta (técnico daquele memorável Tupi de 1670) tem o poder de preservar aquilo que as mesas-redondas têm de melhor, ou seja, o humor involuntário dos debatedores.
No "Cartãozinho", o humorista-mor é o são-paulino Pedro Crema, caçula da turma, ele que assiste aos jogos de chuteira e é alvo predileto de chacotas da molecada quando, por exemplo, sugere que o Barcelona é o favorito na Libertadores da América.

CARTÃOZINHO VERDE
QUANDO/ONDE segunda a sexta, às 19h15, na TV Cultura
CLASSIFICAÇÃO livre

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Folha Online. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha Online.